
Um trabalho feito no Hospital de Clínicas tem rendido frutos, inclusive, fora do Brasil. Realizado desde 2002 pelo hospital, o implante endoscópico de válvulas unidirecionais para tratamento do enfisema foi, recentemente, utilizada na Argentina pela primeira vez. A técnica, inventada nos Estados Unidos, é objeto de pesquisa no HCPA há mais de dez anos. O procedimento no país vizinho foi acompanhado pessoalmente pelo professor Hugo Goulart de Oliveira, chefe da Unidade de Endoscopia Respiratória do Clínicas, que liderou os estudos, junto com o professor Amarilio Vieira de Macedo Neto.
O enfisema pulmonar impõe grande limitação física e, em fase mais avançada, dificulta até mesmo esforços simples, como tomar banho. Até há pouco tempo, as únicas alternativas eram o transplante e a cirurgia de redução de volume. “Com o método por endoscopia, realizado de maneira minimamente invasiva, o paciente pode ter alta no dia seguinte, além de o procedimento ser reversível”, explica o professor Oliveira.
A técnica já foi utilizada em paciente da lista de transplante de pulmão do HCPA, com excelentes resultados. “O desafio agora é podermos oferecer este tratamento a pacientes do Sistema Único de Saúde e continuar a luta para ajudar as pessoas a pararem de fumar, pois o cigarro é o grande vilão da história”, destaca o médico.