.
 
 
Núcleo de Saúde de Mental já realizou mais de 860 atendimentos em Santa Maria
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/02/2013

Núcleo de Saúde de Mental já realizou mais de 860 atendimentos em Santa Maria

Foram auxílios em família, por grupos, por telefone, visitas domiciliares, atendimentos individuais e encaminhamentos para internação

O Núcleo de Atenção Psicossocial do Comitê de Crise, criado para dar acolhimento e assistência em saúde mental aos familiares e vítimas do incêndio ocorrido na Boate Kiss, em Santa Maria, no dia 27 de janeiro, realizou um total de 866 atendimentos entre os dias 31 de janeiro e 13 de fevereiro. Foram auxílios em família, por grupos, por telefone, visitas domiciliares, atendimentos individuais e encaminhamentos para internação.

Organizado em cinco equipes, o núcleo é composto por servidores municipais, estaduais e federais, em conjunto com profissionais de saúde voluntários de vários municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria, além de outros Estados. As equipes foram divididas em acolhimento (plantão 24h); regulação (plantão 24h); atendimento aos profissionais de saúde que prestam atendimento às vítimas; rituais de despedida; e acompanhamento à atenção básica (apoio à Universidade Federal e organização do trabalho nos demais municípios afetados).

Atuação das equipes

A equipe de acolhimento 24h, em conjunto com a equipe de atenção básica, intensificou a reavaliação dos prontuários das pessoas atendidas até o momento para a elaboração de planos terapêuticos. O encerramento do trabalho das equipes psicossociais de apoio à UPA/SAMU/PAs ocorreu, na sexta-feira (08), sendo estabelecidas as referências do acolhimento 24h para quaisquer questões psicossociais, além da distribuição de material e a oferta de roda de conversa com os trabalhadores para orientá-los na acolhida dos usuários que chegarem ao serviço com demanda em saúde mental relacionada ao incêndio.

No mesmo período, a equipe de ritos de despedida acompanhou a reunião com a Defensoria Pública e os pais das vítimas e segue o trabalho de acompanhamento de velórios e sepultamentos, por meio de escalas de sobreaviso. O Hospital Universitário de Santa Maria segue sendo a referência para internação em saúde mental, disponibilizando 10 leitos de retaguarda para o serviço de acolhimento 24 horas. Os representantes do Conselho Municipal Saúde realizaram contato com as associações comunitárias para ofertar proposta de rodas de conversa com os líderes comunitários, no sentido de acionar as redes de solidariedade.

A equipe de atendimento aos profissionais de saúde realizou visita ao Shopping Royal Plaza, atendendo à necessidade de acompanhamento de funcionários do estabelecimento, uma vez que 13 funcionários de lojas do local foram vítimas fatais. Foi pactuada a organização de um espaço no local onde profissionais de saúde estarão disponíveis para ofertar informações sobre o acolhimento para as pessoas envolvidas no evento e outras orientações cabíveis.  


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Autor da Foto: Divulgação - SES RS

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581