.
 
 
Três semanas após o incêndio de Santa Maria
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/02/2013

Três semanas após o incêndio de Santa Maria

Hospitais do Sistema de Saúde Mãe de Deus mobilizaram-se para o atendimento às vitimas

O Hospital Mãe de Deus (HMD), em Porto Alegre, e o Hospital Universitário (HU) de Canoas - administrado pelo Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD) em parceria com a Prefeitura de Canoas, prestaram atendimento a nove jovens vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, que ocorreu no dia 27 de janeiro.

No dia do acidente, seis vítimas foram internadas no HMD; e três, no HU. Todas ficaram no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), em estado grave, apresentando, principalmente, lesões nos pulmões devido à inalação de fumaça tóxica.

Semanas de mobilizações

Durante as últimas semanas, os familiares das vítimas receberam apoio da equipe assistencial dos hospitais, formada por psicólogos, assistentes sociais, profissionais da enfermagem, dentre outros; além de voluntários que se solidarizaram.

No dia 30 de janeiro, em ambos os hospitais, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou os jovens vitimados e conversou com seus familiares. O Ministro também esteve presente em outros hospitais que prestaram atendimento às vítimas.

Ademais, no período, foram realizadas quatro videoconferências com a participação das equipes médicas de vários hospitais com a finalidade de troca de experiência, discussões de protocolos de atendimento e tratamento. Além do HMD, houve a participação de instituições tais como Hospital Albert Einstein (São Paulo), Hospital Sírio Libanês (São Paulo), Hospital da Universidade de Miami (Estados Unidos), Hospital da Universidade de Toronto (Canadá), etc.

No dia 04 de fevereiro, os pacientes do HMD foram avaliados pelo chefe da equipe médica da Universidade de Toronto, Dr. Marcelo Cypel, a fim de verificar os que poderiam se beneficiar da técnica denominada de "oxigenação extracorpórea por membrana”, procedimento que permite a regeneração dos pulmões lesionados e com insuficiência respiratória.

Segundo Dr. Cypel, o dispositivo remove o sangue através de uma bomba, o faz circular através de pulmão artificial, oxigenando-o, e o devolve à pessoa. “Permite que o pulmão lesionado descanse”.

No dia de hoje (15), dos nove pacientes internados nos dois hospitais, quatro continuam recebendo atendimento no HMD. Dois deles continuam na CTI, um com ventilação mecânica.

Os três pacientes internados no HU receberam alta hospitalar na semana passada. Do HMD, dois também foram liberados nesta semana.

Portanto, foram três semanas de mobilizações, nas quais as equipes médicas e assistenciais dos hospitais do Sistema de Saúde Mãe de Deus estiveram envolvidas na recuperação desses pacientes vitimados, permitindo que alguns pudessem contar com a alta hospitalar, retornando ao convívio com seus familiares. Os internados continuam a receber atendimento e apoio necessários através de equipes altamente qualificadas e tecnologia de ponta.
 

 


Autor: SSMD
Fonte: Comunicação Mãe de Deus

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581