
Na próxima quinta (27), completará um mês do incêndio na Vila Liberdade, Bairro Humaitá, em Porto Alegre, que destruiu 90 casas e desabrigou 194 famílias, colocando-as em situação de vulnerabilidade. Parte dessas pessoas passou a viver em acampamentos provisórios, em frente à área devastada; bem como algumas famílias foram abrigadas na Escola Municipal Antônio Giúdice, no bairro Humaitá.
O Sistema de Saúde Mãe de Deus (SSMD), sob coordenação da sua presidente Irmã Lucia Boniatti, realizou uma campanha entre os funcionários para angariar doações e oferecer maior conforto a essas famílias. A entrega dos donativos à Prefeitura de Porto Alegre foi realizada na última sexta (22).
Foram angariadas milhares de peças de roupas, alimentos não perecíveis, itens de higiene, brinquedos e utensílios. Segundo a Irmã Lúcia “com a participação de todos os funcionários do Sistema de Saúde Mãe de Deus, a campanha para ajudar a Vila Liberdade foi um sucesso”.
A comunidade possui cerca de 600 famílias que estão sendo alocadas para outros locais de residência pela Prefeitura de Porto Alegre, que construirá, futuramente, um complexo habitacional.