
A revista Análise Saúde, da Análise Editorial, lançou a edição de 2013 com os hospitais de referência no Brasil e os médicos “mais admirados”. Já é o terceiro ano que essa pesquisa é realizada.
Para a realização dessa pesquisa, levou-se em conta a indicação de mais de 4 mil médicos de 75 cidades entre junho e outubro de 2012. A seleção final foi realizada com base nas instituições e médicos mais citados do Brasil.
Na pesquisa, o Hospital Mãe de Deus (HMD) figurou como um dos hospitais de referência no país, bem como vários dos médicos que atuam na Instituição foram considerados como “mais admirados” pelos profissionais pesquisados.
Referência em saúde
O HMD é o único hospital do Rio Grande do Sul com dupla acreditação: Joint Commission International (JCI) e Organização Nacional de Acreditação (ONA), no nível máximo de excelência. O que significa que segue padrões rigorosos de excelência em gestão da segurança e qualidade de atendimento ao paciente.
A JCI é a acreditação mais prestigiada do mundo. Dentre 6.500 hospitais existentes no Brasil, 26 possuem o selo da JCI e 180 têm outras formas de certificação.
Segundo Dr Sérgio Ruffini, consultor de Sistemas da Qualidade e Acreditação do HMD, para ambas as certificações, o Hospital adotou programas de gestão médico-hospitalar e assistencial, que englobaram o treinamento contínuo das equipes profissionais. “Essa trajetória foi construída baseada nos princípios de qualidade e segurança, transmitidos e incorporados pelas duas acreditações”.
Médicos admirados do Mãe de Deus
Segundo essa pesquisa, os profissionais do Hospital Mãe de Deus que se destacaram na prestação de serviços médicos, constam a seguir, de acordo com as suas especialidades.
Cancerologia/Oncologia
- Carlos Henrique Escosteguy Barrios
- Grabriel Prolla
- Sérgio Jobin de Azevedo
- Sthepen Doral Stefani
Cardiologia
- Alcides José Zago
- Euler Roberto Fernandes Manenti
- Paulo Eneas Franco Ortiz Junior
Cirurgia cardiovascular
- Eduardo Keller Saadi
Ginecologia e Obstetrícia
- Álvaro Petracco
- Carlos Isaias Filho
- Eduardo Pandolfi Passos
- Heleusa Ione Monego
- João Alfredo Piffero Steibel
- Luciano Serpa Hammes
- Marcelino Espirito Hofmeister Poli
- Mariangela Badalotti
- Sergio Hecker Luz
Cirurgia Geral
- Alberto Salgueiro Molinari
Dermatologia
- Renan Rangel Bonamigo
Gastroenterologista
- Cláudio Augusto Marroni
Genética médica
- Carolina Fischinger Moura de Souza
- Ida Vanessa Doederlein Schwartz
- Filippo Pinto e Vairo
Mastologia
- Felipe Pereira Zerwes
Nefrologia
- Roberto Ceratti Manfro
Otorrinolaringologista
- Sady Selaimen da Costa
Psiquiatria
- Dinarte Alexandre Prietto Ballester
Radioterapia
- Fernando Mariano Obst