.
 
 
Prefeitura homenageia parceiros do Centro de Hospitalidade
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/03/2013

Prefeitura homenageia parceiros do Centro de Hospitalidade

Fortunati parabenizou o eficiente trabalho e a rede de solidaredade para tentar amenizar a dor das vítimas e seus familiares na tragédia em Santa Maria

Servidores, voluntários e instituições de Porto Alegre que se mobilizaram para dar apoio às famílias das vítimas da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, foram homenageados nesta terça-feira, 5, pelo prefeito José Fortunati e o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli. A homenagem aos parceiros do Centro de Hospitalidade ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal. Ao todo, 31 instituições (empresas da área de saúde, hospitais, hotéis, restaurantes, clubes, sindicatos, entidades de assistência, etc) e outras 123 pessoas (voluntários e servidores) receberam o reconhecimento da prefeitura pelo trabalho abnegado de auxílio às vítimas e familiares.

“Esta homenagem singela é o nosso reconhecimento da grandeza moral, ética e espiritual de todos vocês que trabalharam de forma abnegada”, disse o prefeito emocionando os presentes. Fortunati parabenizou o eficiente trabalho e a rede de solidaredade para tentar amenizar a dor das vítimas e seus familiares. Conforme o secretário Casartelli foi realizada uma reunião na manhã de domingo, que resultou na disponibilização de 125 leitos de UTI para os necessitassem ser removidos. “Começamos enviando equipamentos, mas como a maioria dos serviços de alta cxomplexidade e UTIs melhores equipadas estavam em Porto Alegre, então começamos a nos organizar cedo”. Ressaltou, ainda, a sincronia de esforços entre a União, o Estado e o Município, que firmaram protocolo de cooperação para avaliar o acompanhamento dos sobreviventes e familiares a médio e longo prazo.

A expectativa a partir de agora é continuar trabalhando para auxiliar quem passou por esse processo traumático. “Mesmo antes da chegada das vítimas estávamos todos mobilizados para amenizar o sofrimento dos feridos e seus familiares”, disse emocionada a coordenadora Municipal de Urgências da Secretaria Municipal da Saúde, Fátima Ali. A voluntária Letícia Leite, 29 anos, psicóloga, falou da experiência de ter participado do processo. “É um compromisso ético, profissional e de cidadania estar auxiliando essas famílias, muitos gostariam de estar fazendo esse trabalho”.

A cerimônia encerrou com a apresentação de músicos gaúchos que cantaram a música “Cinzas ao Amanhecer”.

Centro - O Centro de Hospitalidade da Secretaria Municipal da Saúde foi montado para o acolhimento solidário às famílias das vítimas da tragédia de Santa Maria. O espaço começou a funcionar no dia 28 de janeiro, um dia após o incêndio, e atendia inicialmente 24 horas por dia para prestar atendimento psiquiátrico, psicológico, de assistência social, e alimentar. Os voluntários montaram uma rede de hospedagem gratuita com o apoio de hotéis, hospedarias, instituições e moradores que disponibilizaram suas casas para acomodar os familiares dos pacientes. Também recebeu doações de alimentos, produtos de higiene e vestuário e cadastrou doadores.

As equipes com 65 voluntários, entre psicólogos e assistentes sociais, foram qualificadas para trabalhar no atendimento aos familiares das vítimas e ficaram sob a coordenação da psicóloga da Secretaria Municipal da Saúde, Lívia de Almeida. Atualmente, 20 voluntários continuam atendendo as demandas do Centro, seja acompanhando o transporte, seja realizando abordagem inicial de acompanhamento psicossocial.
Cerca de 60 pacientes internados, cada um com pelo menos dois familiares, mais de 80 pessoas, de algum modo, direto ou indireto, foram atendidas pelo Centro de Hospitalidade. Além disso, as famílias dos seis pacientes que faleceram receberam acompanhamento e apoio nos contatos necessários para os procedimentos de transporte do corpo e retorno dos familiares.

Atualmente, cerca de 20 famílias, acessaram e ainda acessam algum tipo de hospedagem. Existem também famílias que ao final de semana recebem reforço de apoio familiar, com membros sendo hospedamos nas vagas disponíveis. Destas, todas que necessitaram e necessitam transporte para se deslocarem do hotel para o hospital seguem sendo atendidas. 


Autor: Manuel Petrik
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Ricardo Giusti - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581