.
 
 
Dia D da vacinação contra a gripe é neste sábado
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/04/2013

Dia D da vacinação contra a gripe é neste sábado

O objetivo da campanha é reduzir ao máximo a mortalidade e as complicações causadas pelo vírus da gripe

Com o slogan “Quem lembra da vacina, se protege da gripe”, será realizado neste sábado, 20, o dia “D” de mobilização da campanha de vacinação contra a gripe em unidades de saúde da Capital (confira tabela). Para marcar a ação, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, o prefeito José Fortunati e o secretário municipal da Saúde, Carlos Casartelli, estarão, às 14h, na UBS Diretor Pestana (rua Dona Teodora, 1014, bairro Humaitá). Neste dia, o público-alvo da campanha tem das 8h às 17h para receber a vacina.

Neste ano, o período de vacinação está ocorrendo de 15 a 26 de abril, e a meta do Ministério da Saúde para Porto Alegre é vacinar 311.745 pessoas, o equivalente a 80% do grupo prioritário: 213.003 idosos com 60 anos ou mais, 28.379 crianças de seis meses a dois anos, 14.189 gestantes, 2.332 puérperas, 53.357 profissionais de saúde e 486 indígenas.

O objetivo da campanha é reduzir ao máximo a mortalidade e as complicações causadas pelo vírus da gripe, que levam pacientes a internações hospitalares. Estudos realizados nos últimos anos comprovam que a vacinação diminui em 32% a 45% as internações por pneumonias e em 39% a 75% o índice de mortes entre a população em geral. Analisando apenas a população de idosos, as pesquisas demonstram que a possibilidade de pneumonia cai em 60% com a vacina; o risco de hospitalização em decorrência de complicações da gripe, em 50%; e de morte, em 68%.

A vacinação não é recomendada somente para pessoas que tenham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha ou derivados. Mesmo assim, aquelas que apresentam apenas urticária depois de consumir ovos ou alimentos que contenham o produto podem receber a vacina. Neste caso, devem informar à equipe da unidade de saúde sobre essa questão. Quem estiver com febre (mesmo sendo baixa), deve esperar o desaparecimento do sintoma para se vacinar.

Prevenção - A gripe é uma doença respiratória infecciosa, causada por vírus, que pode gerar complicações graves e até levar a óbito se não for tratada a tempo e adequadamente. O contágio é transmitido por secreções das vias respiratórias. Além de ser transportado pelo ar, quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra, o vírus pode também se instalar nas superfícies dos ambientes. Portanto, para se prevenir, é importante lavar ou higienizar as mãos com álcool gel frequentemente e evitar o contato das mãos com a boca, os olhos e o nariz, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. Outra recomendação é usar sempre um lenço ao espirrar ou tossir.

Os sintomas da gripe são semelhantes aos do resfriado. Por isso, o melhor é buscar orientação médica quando aparecem juntos dor de cabeça, congestão nasal, tosse, dores pelo corpo, mal-estar, rouquidão e febre variável. A maioria das pessoas diagnosticadas com gripe e tratadas com medicação antiviral logo que surgem os sintomas se recupera dentro de uma a duas semanas. Mas a forma mais eficaz de combate continua sendo a prevenção por meio da vacina. As campanhas nacionais de imunização, promovidas desde 1999 entre abril e maio, vem cumprindo papel relevante ao longo dos anos para puxar para baixo os impactos da gripe na saúde pública. Os resultados se revelam na queda do número de internações hospitalares, dos gastos com remédios para tratamento de doenças infecciosas de origem gripal e do índice de mortes evitáveis. 


Autor: Ana Lucia Fumegali
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Samuel Maciel - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581