.
 
 
II Jornada de Nutrição Hospitalar do SINDIHOSPA
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


03/06/2013

II Jornada de Nutrição Hospitalar do SINDIHOSPA

Evento ocorreu na última quinta-feira, em Porto Alegre, debatendo temáticas inovadoras para a ciência da Nutrição

A cidade de Porto Alegre sediou a II Jornada de Nutrição Hospitalar do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). O evento, promovido pelo Comitê Permanente de Nutrição da instituição, reuniu dezenas de participantes na última quinta-feira (16), no Hotel Plaza São Rafael. A coordenadora do Comitê de Nutrição do SINDIHOSPA, Nutr. Karen Freitas Bittencourt, saudou os presentes ressaltando que, dentre os objetivos do Comitê, constam ações que promovam a troca de experiências e disseminação de conhecimentos.

Após o seu pronunciamento, ocorreu a conferência de abertura. Coordenada pela Nutr. Kátia Groth, a atividade intitulada “Inquérito Brasileiro de Nutrição e Câncer” contou com a exposição da Nutr. Viviane Dias Rodrigues, do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Rodrigues destacou que, nos países em desenvolvimento, a incidência de novos casos de câncer será proporcionalmente superior quando comparados aos países desenvolvidos. Desta maneira, a especialista apresentou dados preliminares do perfil nutricional de pacientes com câncer no Brasil, destacando que é preciso aprimorar as políticas públicas relacionadas à assistência nutricional individualizada para esta população.

Os desafios na gestão da unidade de alimentação e nutrição foi o tópico abordado na sequência. Coordenada pela Nutr. Jacqueline Nunes, a atividade contou com a exposição da Enf. Odete Sanches, do Hospital Albert Einstein. Sanches enfatizou que, independente da finalidade da instituição de saúde, ou seja, com ou sem fins lucrativos, métodos adequados de gestão são necessários. Ela frisou que é preciso aprofundar conhecimentos nas mais diversas áreas relativas ao aprimoramento gerencial, com vistas à colaboração com os processos de sustentabilidade institucional.

A II Jornada de Nutrição Hospitalar do SINDIHOSPA também debateu assuntos emergentes no campo da terapia nutricional do paciente crítico. Coordenada pela Nutr. Gabriela Salazar, a atividade enfatizou a monitorização do gasto energético através do uso do método da calorimetria indireta, bem como abordou a importância da hidratação, do manejo glicêmico e do controle da diarreia nestes pacientes. Participaram da mesa redonda a Nutri. Lisiane Segabinazzi, o Dr. Sérgio Henrique Loss e as Nutricionistas Bibiana Brubin e Juliana Peçanha.

A Nutr. Tatiana Maraschin coordenou a atividade intitulada “Terapia Nutricional na Neonatologia”. Na ocasião, a Nutr. Kelly Farina expôs aos presentes alguns cuidados que devem ser tomados no que tange à assistência nutricional em bebês prematuros. Segundo ela, estes bebês apresentam déficits específicos, como má absorção de alimentos, impactando diretamente no quadro clínico global.

Do mesmo modo, o evento debateu a infeção hospitalar e sua interface com o serviço de nutrição. A Nutr. Marlene Leuck ficou a cargo da coordenação do trabalho, que teve como palestrante a Enf. Lahir Dias. Dias frisou que as doenças transmitidas por alimentos representam um grau considerável de morbidade e mortalidade nas instituições de saúde. Desta forma, é preciso, além de seguir a legislação vigente, atentar para erros frequentes, tais como o uso incorreto de equipamentos de proteção, a não-observância de fluxos para higienização e preparo de alimentos, dentre outros.

A problemática da sustentabilidade versus o desperdício nos hospitais foi o tópico abordado pela Biol. Luciana Ramos. A Nutr. Karen Bittencourt foi a coordenadora do painel. Conforme explicou Ramos, é uma premissa fundamental, nos dias atuais, o gerenciamento equilibrado dos processos de produção de alimentos nas instituições de saúde, de modo a prover impactos positivos nas esferas econômica, social e ambiental. Ela ressaltou que é preciso o envolvimento da alta gerência para que seja implementada, com sucesso, qualquer tipo de projeto que vise reduzir os desperdícios e, assim, prover ações de sustentabilidade.

O papel da nutrição no manejo da sarcopenia e caquexia foi o tópico apresentado pela Nutr. Valéria Alves e coordenado pela Nutr. Helena Royer. Alves discorreu sobre uma série de alterações metabólicas inerentes ao processo de envelhecimento e, do mesmo modo, do panorama de déficits associados, como a perda muscular progressiva, a associação com fármacos, doenças crônicas, entre outros. A especialista defendeu o uso de suplementação de vitaminas e minerais, bem como à associação com exercícios físicos para a melhora global dos casos de sarcopenia e caquexia.

A última atividade do encontro, coordenada pela Nutr. Veridiana Maffassiolli, envolveu a exposição de cases relacionados à educação nutricional e também em relação à racionalização da alta. As nutricionistas Maria Rosses, Fernanda Lisbôa e Fernanda Schaidhauer apresentaram as políticas adotadas em suas instituições em relação aos temas, bem como responderam aos questionamentos do público presente.

Sobre o Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA) - O SINDIHOSPA foi fundado em 12 de novembro de 1962, por proprietários de Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e similares. Apresenta como missão fortalecer os serviços de saúde de Porto Alegre, estimulando a sua competitividade e promovendo a livre iniciativa, a economia de mercado, a integração de empregados e o respeito aos princípios éticos, em cooperação com o governo e a sociedade, visando o desenvolvimento do setor de saúde. Atualmente, o Sindicato é presidido pelo Adm. Leomar Bammann (Hospital São Lucas da PUC), conta como Vice-Presidente o Adm. Alceu Alves da Silva (Sistema de Saúde Mãe de Deus). Acesse aqui o site do SINDIHOSPA.


Autor: Redação
Fonte: SIS.Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581