
O projeto Incubadora Educacional do Hospital Mãe de Deus (HMD) conquistou o Prêmio Oscar Alvear Urruita na categoria Excelência Empresarial, mérito bianual concedido pela Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana (FIDAGH). De grande relevância na América Latina, a premiação é concedida a trabalhos e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento e gerenciamento de pessoas.
Conforme Marcelo Sonneborn, Diretor Corporativo de Recursos Humanos do Sistema de Saúde Mãe de Deus, o prêmio tem alto prestígio internacional no segmento de Recursos Humanos, valorizando práticas e programas institucionais que colaboram para o desenvolvimento de talentos. “Esta conquista é uma valiosa contribuição para nossa gestão de pessoas. Com o empenho e dedicação de todos os envolvidos, alcançamos esse valioso mérito, que renova os desafios em nossa rotina de excelência”, avalia Marcelo Sonneborn.
A cerimônia de premiação ocorrerá neste mês de julho, no Panamá, durante o 23º Congresso Interamericano de Gestão Humana. O Mãe de Deus é o único hospital entre as doze instituições brasileiras agraciadas com a distinção.
Implantada em 2010, a Incubadora Educacional é uma iniciativa voltada para formação, atração e retenção de novos funcionários através de uma metodologia própria, promovendo a gestão do conhecimento de forma criativa e inovadora, além da valorização da instituição. O desenvolvimento desses talentos ocorre sob coordenação da Enfermagem por meio de uma Unidade Modelo, em parceria com a Universidade Corporativa e a Consultoria Interna de RH do Hospital Mãe de Deus.
Até abril deste ano, o projeto formou 304 funcionários para atuarem nas Unidades de Internação da instituição. Entre os principais resultados obtidos estão a identificação dos profissionais com a cultura de excelência e aperfeiçoamento do HMD, qualificação de processos ligados à assistência e melhorias significativas nos indicadores de segurança de pacientes. A partir de seu sucesso alcançado, a iniciativa foi inscrita pelo hospital para concorrer à premiação FIDAGH, assim respondendo à uma série de critérios focados em inovação, métodos e resultados. Este é o terceiro prêmio internacional em RH conquistado em menos de quatro anos. Em 2010 e 2012, a instituição também alcançara o ESARH, outro mérito prestigiado no setor oferecido pelo Encontro Sul-Americano e Recursos Humanos.