A população gaúcha atendeu ao convite da presidente voluntária do IMAMA – Instituto da Mama do RS, a médica mastologista Maira Caleffi, e saiu às ruas, numa grande mobilização rosa, que reuniu mais de cinco mil pessoas. Moradores dos prédios por onde passou a 10ª edição da Caminhada das Vitoriosas também apoiaram a ação e estenderam nas janelas e sacadas de seus apartamentos tecidos cor-de-rosa, acenando aos participantes da marcha, em reconhecimento à importância da causa. Vale lembrar que mais de cinco mil novos casos da doença serão diagnosticados no Rio Grande do Sul, no decorrer de apenas um ano.
De acordo com Maira Caleffi, a participação direta da população na atividade demonstra o interesse na luta pelos seus direitos, como o acesso ao diagnóstico e ao tratamento rápido. “O tempo corre contra o paciente de câncer de mama, por isso temos que fazer com que algumas leis saiam do papel, como a dos 60 dias (Lei 12.732/12, que assegura aos pacientes com qualquer tipo de câncer o início do tratamento em, no máximo, 60 dias)”, argumentou.
Com concentração às 10h e saída às 11h do Parque Moinhos de Vento (Parcão), a Caminhada partiu para o Parque Farroupilha (Redenção), onde chegou por volta do meio-dia e meio. Próximo ao viaduto Engenheiro Ildo Meneghetti, na Rua Vasco da Gama, foi feito um flash mob com 50 voluntárias, simbolizando o laço rosa, que representa a luta contra o câncer de mama em todo o mundo. Na Redenção, após o discurso das autoridades presentes, como o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o deputado Jurandir Maciel, representando o Poder Público Municipal e a Assembleia Legislativa, respectivamente, ao lado do Dr. Carlos Henrique Casartelli, Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre, houve uma grande comemoração pelos 20 anos do IMAMA, com direito à música “Parabéns a você” e a soltura de balões de gás cor-de-rosa.
Vale lembrar que são parceiros da edição 2013 da Caminhada das Vitoriosas: Novartis Oncologia, Fecomércio/SESC-RS, ThyssenKruppElevadores, Hospital Moinhos de Vento, Panvel, LZ Outdoor e Saúde no Copo, Cabelo Mais e Tok.