
Será assinada nesta quarta-feira (21), às 17h, no Palácio Piratini, uma carta de intenções entre o Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul (Lafergs) e o Grupo Multilab Takeda. O convênio permitirá ao Lafergs recuperar sua carteira de produtos, conquistando registros de medicamentos junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A lista de produtos a serem clonados pelo Lafergs soma 15 medicamentos, entre os que já têm registro deferido e os que estão em fase de peticionamento. O conjunto soma R$ 991,9 milhões no país em valores de mercado.
Departamento Técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde, vinculada a Secretaria Estadual de Saúde, o Lafergs está atuando em diversas frentes para retomar sua produção. Uma delas é a aproximação com laboratórios farmacêuticos privados. Com sede em São Jerônimo, o Multilab Takeda é o maior laboratório do Rio Grande do Sul.
Essa iniciativa faz parte das ações da Política Industrial do Estado, que tem o setor de saúde avançada e medicamentos como um dos considerados estratégicos. Tendo entre suas atribuições a coordenação da Política Industrial, a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) contribuiu para a aproximação entre o Lafergs e o Grupo Multilab Takeda. O presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin, representará o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, no ato de assinatura.