.
 
 
Nova emergência do HPS começa a funcionar nesta quarta-feira
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


21/08/2013

Nova emergência do HPS começa a funcionar nesta quarta-feira

A previsão é de que as obras da emergência estejam totalmente concluídas no primeiro semestre de 2014

A primeira etapa da reforma e ampliação da emergência do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS) será entregue à população a partir desta quarta-feira, 21. O investimento total passa de R$ 14 milhões, sendo 70% de recursos do município e 30% de contrapartida do Ministério da Saúde. Na segunda-feira, 19, o prefeito José Fortunati conferiu o andamento das obras no local, que é focado no atendimento ao trauma agudo.

A previsão é de que as obras da emergência estejam totalmente concluídas no primeiro semestre de 2014, incluindo a transferência das áreas de assistência e de exames de imagem para o pavimento térreo, de acordo com as determinações da Anvisa. Diariamente, no setor de urgência e emergência, são atendidos entre 350 e 500 pacientes.

“Agora será possível dar um atendimento de maior qualidade e com mais conforto aos pacientes que já chegam aqui numa situação que requer muito cuidado”, afirmou Fortunati. O prefeito explicou que a área atual onde é feito todo o atendimento de emergência corresponde à metade da que será reaberta na quarta-feira. “Todos os leitos terão observação com monitor, a qualidade dos equipamentos será muito melhor, assim como as condições de trabalho e de tratamento dos pacientes”, afirmou.

O atendimento seguirá com restrição temporária de área, pois será fechada a outra parte para a reforma do setor de radioimagem. O HPS segue atendendo toda demanda, mesmo com parte isolada para as obras.

Conforme o diretor-técnico, Carlos Berwanger, o hospital é referência pela sua capacidade humana no atendimento e, agora, também será pela modernização. “Visitamos inúmeros centros no Brasil, e como o HPS é difícil encontrar pela sua alta capacidade de atendimento com várias especialidades em plantão presencial. Agora, contamos com significativas melhorias na estrutura física”, disse.

Hoje foram visitadas, ainda, a ala de gravidade intermediária, salas de otorrino, oftalmo, buco-facial, inalação, sutura e isolamento, além da agência transfusional. Também acompanhou a visita o secretário-adjunto da Saúde, Jorge Cuty.

Reformas – Atualmente o HPS passa por reformas no Bloco Cirúrgico e na Sala de Recuperação Pós-anestésica, além da ampliação da ala de Urgência e Emergência e da construção da nova UTI, com dez leitos.

Atendimento – O hospital conta com 1.238 servidores trabalhando em 21 especialidades. Em 2012 foram atendidos 179.804 pacientes e realizadas 7.560 internações, sendo que 45% das pessoas atendidas no hospital são de fora de Porto Alegre. Neste ano, já foram atendidos 87.291 pacientes.

Estrutura – O HPS conta com 116 leitos mais 30 leitos de UTI (adulto e pediátrico), sendo o único do Estado com Unidades de Tratamento Intensivo para pacientes queimados.

Unidade de queimados – A unidade de queimados do HPS é a única do seu porte na região e também a única qualificada para atender pacientes com maior gravidade. Porém hoje consegue atender apenas oito pessoas, sendo que destas apenas quatro realmente graves (tipo UTI).

No último dia 9 de agosto, o Rotary Clube Bom Fim em parceira com o Rotary Clube Floresta anunciaram a doação de um expansor de pele e de um dermátomo para o setor. Os dois equipamentos somam um investimento de 100 mil reais e servirão para melhorar o atendimento aos pacientes da ala de Queimados do HPS.

Sobre o HPS  Tem uma importância fundamental no atendimento ao trauma, tanto para a Capital como para o Estado. O perfil epidemiológico e social do Brasil tem demonstrado que o trauma é a principal causa de morte entre jovens e adultos e a terceira causa nos idosos. Além disso, é a maior causa de afastamento do trabalho e de benefício por invalidez. As reformas no HPS buscam qualificar o atendimento desses pacientes, que costumam apresentar quadro de saúde complexo e necessitam de muitos recursos técnicos para serem acolhidos com integralidade.


Autor: Bibiana Barros
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Ivo Gonçalves - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581