.
 
 
Johns Hopkins Medicine International e Hospital Moinhos de Vento firmam acordo inédito no Brasil
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


28/08/2013

Johns Hopkins Medicine International e Hospital Moinhos de Vento firmam acordo inédito no Brasil

Afiliação vai contribuir para a troca de conhecimentos e pesquisa entre os dois países

Melhorias na assistência clínica e na segurança do paciente, assim como o desenvolvimento de pesquisa médica e projetos de enfermagem, estão no foco do acordo assinado hoje, dia 27 de agosto, pela organização Johns Hopkins Medicine International, de Baltimore, EUA, e pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, uma das principais instituições brasileiras na atenção e inovação em saúde.

O primeiro acordo da Johns Hopkins Medicine no Brasil foi assinado por Steven J. Thompson, CEO da Johns Hopkins Medicine International, e Fernando Andreatta Torelly, Superintendente Executivo do Hospital Moinhos de Vento. A partir de agora, o Hospital Moinhos de Vento torna-se afiliado da Johns Hopkins Medicine International.

“É um privilégio trabalhar com o Hospital Moinhos de Vento no sentido de elevar os padrões da atenção à saúde nessa região dinâmica e de compartilhar as nossas inovações e melhores práticas com uma das principais instituições de saúde do Brasil”, disse Thompson. “Acreditamos que essa iniciativa terá um impacto de longo prazo significativo na atenção à saúde no Rio Grande do Sul e mais além.”

A nova colaboração tem foco na qualificação do cuidado clínico, na segurança do paciente, na educação da equipe assistencial e no avanço do papel do Hospital Moinhos de Vento como referência nacional. “Estamos honrados com essa colaboração. A afiliação do Hospital Moinhos de Vento à Johns Hopkins representa, ao mesmo tempo, um objetivo alcançado e o início de um novo ciclo, que complementa o nosso planejamento estratégico”, afirma Torelly. “Estamos prontos para olhar para nossa instituição de um ponto de vista internacional. Estamos trazendo ao Brasil uma nova forma de integração da assistência, ensino e pesquisa, com foco no melhor para o paciente ”, complementa o Superintendente Executivo.

A afiliação vai contribuir para a troca de conhecimentos e pesquisa entre os dois países. Incluirá a implementação de programas inovadores de segurança do paciente e enfermagem, como o renomado CUSP (Comprehensive Unit-based Safety Program), criado pela Hopkins, que prevê o desenvolvimento universal de práticas de segurança a partir de unidades específicas. Também serão contemplados programas de qualidade e liderança em enfermagem.

As duas instituições irão ainda explorar oportunidades para estabelecer um Centro de Pesquisa que apoiará especialistas brasileiros no desenvolvimento de estudos e pesquisas e facilitará o intercâmbio de informações entre os dois países.

Como parte da fase inicial do acordo, um grupo de lideranças de enfermagem do Hospital Moinhos de Vento visitará o Hospital Johns Hopkins em Baltimore, em setembro, para intercâmbio de melhores práticas no treinamento e educação de pessoal de enfermagem e no desenvolvimento de pesquisa na área de enfermagem.

As especialidades clínicas a serem desenvolvidas nos primeiros anos da colaboração incluem neurologia e neurocirurgia, medicina de diagnóstico, cardiologia e oncologia. As atividades vão enfocar a prevenção e o tratamento de doenças crônicas mais comuns no Brasil.

A afiliação vai possibilitar também o acesso de pacientes do Hospital Moinhos de Vento que exijam atenção médica de alta complexidade à rede e aos especialistas da Johns Hopkins.

Sobre a Johns Hopkins Medicine

A Johns Hopkins Medicine International promove a disseminação global da missão da Johns Hopkins Medicine: desenvolver a saúde da comunidade local e mundial por meio da excelência em educação médica, pesquisa e assistência. Ao mesmo tempo diversa e inclusiva, desde 1889, ano em que o Hospital Johns Hopkins abriu suas portas, a Johns Hopkins Medicine oferece liderança internacional na educação de médicos e cientistas na pesquisa biomédica e na aplicação de conhecimento médico para sustentar a saúde.

Sobre a Johns Hopkins Medicine International

A Johns Hopkins Medicine International oferece assistência médica personalizada, culturalmente adequada, para pacientes vindos de fora do Estado de Maryland ou de fora dos Estados Unidos e para pacientes locais com pouca proficiência em inglês. A Johns Hopkins Medicine International também utiliza a extensa base de conhecimento da Hopkins em medicina, enfermagem, saúde pública, gestão de negócios e administração em saúde para oferecer serviços de gestão hospitalar, consultoria em assistência médica e educação clínica através de alianças estratégicas e afiliações em todo o mundo.

Sobre o Hospital Moinhos de Vento


Desde 1927, o Hospital Moinhos de Vento combina tradição e inovação para praticar assistência médica e gestão em saúde com eficácia e qualidade. Acreditado pela Joint Commission International desde 2002, é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Hospital de Excelência, uma distinção conferida a apenas seis hospitais brasileiros. Para concretizar sua visão de ser reconhecido internacionalmente pela excelência na prática médico-assistencial e pela geração do conhecimento e da inovação, o Hospital Moinhos de Vento inaugura, através da afiliação à Johns Hopkins Medicine International, uma parceria inédita, que estabelece um novo patamar de desempenho e qualidade no cenário brasileiro.


Autor: Livia Meimes
Fonte: Fróes Berlato Associadas
Autor da Foto: Guilherme Dias

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581