.
 
 
Campanha para atualizar vacinas termina na sexta-feira
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/08/2013

Campanha para atualizar vacinas termina na sexta-feira

Objetivo é vacinar crianças que não estiverem com a caderneta em dia

Porto Alegre ainda registra baixa adesão à campanha de multivacinação para atualização do calendário básico de crianças menores de cinco anos, que acontece até a sexta-feira, 30. Até o momento, apenas 9.294 crianças compareceram às unidades de saúde sendo que, desse total, 5.273 (56,74%) precisaram atualizar a caderneta de vacinação. Em Porto Alegre, a população nesta faixa etária que deve comparecer aos postos de saúde é de 82.711 crianças. O objetivo é vacinar as que não estiverem com a caderneta em dia.

“Ressaltamos a importância de os pais levarem seu filhos aos serviços de saúde como forma de atualizar o calendário vacinal e reduzir o risco de doenças que podem ser evitadas”, destaca Patricia Couto Wiederkerhr, coordenadora do Núcleo de Imunizações da Vigilância em Saúde de Porto Alegre. Atualmente, são disponibilizadas quase 20 vacinas que imunizam para diversas doenças, sendo que muitas precisam de mais de uma dose para realmente proteger a criança. Na campanha, são oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil, entre elas, BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

“É fundamental que os pais tragam a caderneta de vacinação da criança para que seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada. Lembramos que mais da metade das crianças que foram aos postos precisaram atualizar as vacinas, um indicativo da necessidade de comparecimento às unidades de saúde”, ressalta Patrícia. Segundo ela, a expectativa é que o término das chuvas e a previsão de sol, para os últimos três dias da campanha, contribua para aumentar a adesão à campanha.

As equipes de saúde estão organizadas para avaliar criteriosamente a caderneta em relação à situação vacinal e atualizar de acordo com os esquemas preconizados pelo Programa Nacional de Imunizações. O objetivo é manter no mínimo 95% de cobertura vacinal para todas as vacinas do Calendário Básico de Vacinação, protegendo as crianças contra doenças imunopreveníveis, como sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, difteria, tétano e paralisia infantil.


Autor: Ana Lúcia Fumegalli
Fonte: Portal PMPA - Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581