.
 
 
Mãe de Deus amplia Instituto do Câncer e traz para o RS novas técnicas em Radioterapia
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/08/2013

Mãe de Deus amplia Instituto do Câncer e traz para o RS novas técnicas em Radioterapia

Equipamento promete trazer mais precisão no tratamento

O Hospital Mãe de Deus trouxe para Porto Alegre uma nova máquina de radioterapia que habilita a instituição a aplicar técnicas avançadas na terapia contra o câncer: o acelerador linear Trilogy, aparelho de radioterapia externa, da fabricante americana Varian, líder no mercado mundial em equipamentos de radioterapia. A tecnologia do novo aparelho, dotado de uma série de acessórios de última geração, aumenta a precisão da localização dos tumores, pois permite o mapeamento da área doente a ser atingida pelo feixe de radiação, com maior preservação dos tecidos saudáveis.

Os recursos do equipamento permitem a realização de radiocirurgia, modalidade de tratamento em doses altíssimas, com extrema precisão na localização e tratamento de lesões intracranianas e extracranianas (corpóreas), que pode substituir um tratamento de cerca de 30 dias por uma única seção com altas doses radioativas, conforme a situação. A técnica só é possível porque o acelerador linear possui, além de software avançado, proteções multi-lâminas, de 0,25cm de espessura, de alta resolução (MLC HD) acoplados ao equipamento, que delimitam com muita precisão as áreas que necessitam de radioterapia.

A nova máquina de radioterapia também possui sistema de IGRT (Image Guided Radiation Therapy), “radioterapia guiada por imagem”. Um dispositivo denominado On Board Imager (OBI) integrado ao acelerador faz tomografias do paciente antes do início do tratamento, possibilitando a conferência diária da sua posição na máquina. Conforme Dr. Fernando Obst, rádio-oncologista do Hospital Mãe de Deus, esta tomografia pode ser comparada à tomografia prévia do paciente, sobre a qual foi realizado o planejamento do tratamento radioterápico, possibilitando correção da posição praticamente em tempo real.

Uma outra inovação importante é o gating respiratório, sistema instalado também no tomógrafo onde são feitas as imagens prévias à sessão de radioterapia e no aparelho de tratamento. “O acessório permite monitorar o ciclo ventilatório do paciente e entender como, por exemplo, um tumor de pulmão se movimenta ao longo deste ciclo. Desta forma, podemos programar o equipamento para irradiar apenas quando o tumor estiver na posição que desejamos, ou seja, o feixe de radiação “liga e desliga”, sendo acionado apenas quando a “mira” está correta”, garantindo precisão e segurança de não estarmos irradiando tecido sadio”, explica William Trinca, físico do serviço de radioterapia do HMD. Além de preservar o tecido pulmonar, o uso do respiratory gating é essencial quando se pensa em tratamentos com menor número de aplicações, em casos de câncer de pulmão.

Tais ferramentas, somadas, permitem a aplicação da radioterapia externa com arco volumétrico (RapidArc), técnica que alia rapidez e precisão, reduzindo o tempo diário de tratamento, trazendo mais conforto aos pacientes e reduzindo o risco de movimentação durante a sessão.

Além do novo equipamento, o Centro de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus renovou sua unidade de braquiterapia e modernizou suas instalações físicas de consultórios e salas de espera. A unidade ainda conta com sala de procedimentos cirúrgicos de pequeno porte ou que necessitem de radioterapia intraoperatória (dose única, no momento da cirurgia). As novas técnicas começaram a operar em meados de julho. Estão disponíveis para pacientes de todos os planos de saúde e particulares.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581