.
 
 
Radiologia busca equilíbrio entre benefícios de tecnologias e controle das quantidades de radiação
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


30/08/2013

Radiologia busca equilíbrio entre benefícios de tecnologias e controle das quantidades de radiação

Médico norte-americano que participou da Jornada Gaúcha de Radiologia destacou avanços importantes para medicina com o desenvolvimento de novas tecnologias

O incremento cada vez maior de tecnologia em equipamentos de radiologia está permitindo o diagnóstico mais preciso e precoce de câncer. A observação é do professor assistente de Radiologia do MD Anderson Cancer Center, dos Estados Unidos, com larga experiência em imagem na área de Oncologia, Janio Szklaruk.

- O crescimento da tecnologia tem permitido identificar cada vez mais cedo a presença de um carcinoma, por exemplo. Estamos encontrando essas lesões porque a tecnologia em exames de imagem está muito evoluída. Isso é muito bom porque estamos diagnosticando cada vez mais cedo - afirmou.

Por outro lado, um debate atual é o elevado grau de radiação. O médico norte-americano ressaltou a importância de cuidados sobre a quantidade de radiação que é aplicada nos pacientes e defendeu o rigor nos protocolos já existentes em relação ao assunto.

- Pacientes pediátricos e jovens tem mais risco de apresentarem algum tipo de efeito a longo prazo. Em nosso Instituto mudamos protocolos em relação a isso. Há técnicas diferentes que diminuem a quantidade de radiação, especialmente em crianças. Portanto, é algo que estamos preocupados. É um tema que exige educação e conscientização de todos os médicos - completou Janio.

As aulas do professor norte-americano foram focadas em diversas áreas da oncologia. A Jornada Gaúcha de Radiologia foi realizada entre os dias 28 e 30 de junho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. A organização foi da Associação Gaúcha de Radiologia.

Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581