.
 
 
Evento destaca diagnóstico de tumores de cabeça e pescoço
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/09/2013

Evento destaca diagnóstico de tumores de cabeça e pescoço

Dados mostram que aproximadamente 15% dos casos existe um segundo tumor primário no pescoço e tórax em pacientes que já apresentaram uma neoplasia primária

Avanços da medicina na investigação de casos de câncer de cabeça e pescoço foram o tema de mais uma edição do Clube Hugolino Andrade. O evento é promovido pela Associação Gaúcha de Radiologia (AGR) para médicos residentes. Na apresentação, na cantina da Casa do Marquês, o médico radiologista do Hospital Moinhos de Vento, Jader Muller, ressaltou a diferenciação de cada um dos métodos de imagem usados para diagnosticar tumores.

- A função do método de imagem que inclui principalmente a Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética é detectar e caracterizar a extensão da lesão tumoral. Já o PET-CT é o método que cumpre uma função tanto diagnóstica, a exemplo dos casos de metástases com tumor primário oculto e também na avaliação pós operatória ou pós tratamento adjuvante (radioterapia e quimioterapia) - explicou.

Aproximadamente 15% dos pacientes que tem um tumor pode apresentar uma segunda lesão primária no pescoço e tórax. Esse índice reforça a importância do exame de imagem. Segundo o médico a dificuldade atual é nos controles após tratamento cirúrgico, radioterápico e quimioterápico, devido ao fato de ser necessária uma evolução para que se tenha maiores informações, especialmente em relação ao uso de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética.

- O PET-CT na maioria dos casos resolveria essa questão, mas tem o problema do alto custo que impede o controle evolutivo para todos os pacientes. Há novos trabalhos sobre métodos avançados, como na avaliação utilizando perfusão e difusão por ressonância magnética bem como a relação com a genética tumoral que podem avançar nesse sentido aumentando a acurácia, diagnóstico e prognóstico das doenças - completou Jader.

O palestrante também ressaltou os diagnósticos diferenciais com o uso de métodos não invasivos e a crescente importância da infecção pelo vírus papiloma humano (HPV) na fisiopatologia das neoplasias malignas da cavidade oral e orofaringe.

A Associação Gaúcha de Radiologia promove novo encontro do Clube Hugolino Andrade com uma edição especial que será realizada em Gramado. A atividade é realizada durante os dias 19 e 20 de outubro, no Hotel Alpestre, em Gramado. A atividade é realizada durante os dias 19 e 20 de outubro, no Hotel Alpestre, em Gramado. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail secretaria@sgr.org.br ou pelo telefone (51) 3339.2242.

Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581