.
 
 
Hospital Santa Luzia realiza primeira captação de órgãos de sua história
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


29/09/2013

Hospital Santa Luzia realiza primeira captação de órgãos de sua história

Este fato reforça a preparação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, que está presente em todos os hospitais do Sistema de Saúde Mãe de Deus

Na semana em que é lembrado o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/9), o Hospital Santa Luzia (HSL) de Capão da Canoas comemora um grande feito. Pela primeira vez, a instituição realizou a captação de órgãos de um paciente para transplante. A iniciativa foi possível a partir da concordância da família em realizá-la e da atuação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Sistema de Saúde Mãe de Deus, responsável pelo gerenciamento do hospital.

A doadora em questão era uma jovem de 23 anos, moradora da Região Metropolitana, que passava o feriadão Farroupilha no Litoral Norte. Após sofrer uma parada cardíaca, ela foi internada no HSL no último sábado (21/9), tendo sua morte encefálica confirmada na segunda-feira (23/9) desta semana. “Ao constatarmos o óbito através de testes clínicos e de imagem, nossa equipe multidisciplinar da CIHDOTT conscientizou os parentes da paciente sobre a relevância da doação de órgãos para que outras vidas possam ser salvas”, recorda Niltovani Filho, gerente de enfermagem e coordenador da comissão no hospital, sobre uma das primeiras e fundamentais etapas de todo processo.

Com a solidariedade e permissão da família, foi constatado clinicamente o aproveitamento dos dois rins e do fígado da paciente. “Acionamos então a Central de Transplantes do Estado, onde encaminharam especialistas vindos de Porto Alegre para realizarem a captação. A CIHDOTT acompanhou todo o procedimento, para o qual disponibilizamos também nossa estrutura e nossos recursos do hospital a fim de garantirmos sucesso nos procedimentos”, destaca Niltovani. O êxito conquistado, segundo informa, pode beneficiar até quatro pessoas que aguardavam um doador. O fígado pôde ser dividido e transplantado em dois receptores.

Este fato reforça a preparação da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante, que está presente em todos os hospitais do Sistema de Saúde Mãe de Deus. Trata-se de uma equipe composta por enfermeiros, médicos, psicólogos, administradores, entre outros profissionais da saúde. Este grupo domina todo o processo de doação de órgãos de um paciente, além de atuar pela conscientização das famílias. “Estamos extremamente gratificados por participar de uma mobilização tão importante quanto essa. Uma iniciativa que garante a continuidade de uma vida através de várias outras”, conclui Niltovani Filho.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581