.
 
 
Principais características das lesões na cirrose são contempladas por radiologistas na Serra Gaúcha
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/10/2013

Principais características das lesões na cirrose são contempladas por radiologistas na Serra Gaúcha

Clube Hugolino Andrade Especial será realizado em Gramado, durante os dias 19 e 20 de outubro

A cirrose pode se apresentar de forma totalmente assintomática por muitos anos. Os sintomas iniciais são bem comuns, como o cansaço, perda do apetite e emagrecimento. A Ressonância Magnética é o melhor método para identificar a doença, e técnicas recentes aumentaram os recursos para obter o diagnóstico precoce. Este será um dos principais destaques na programação do Clube Hugolino Andrade Especial, que acontece na Serra Gaúcha durante os dias 19 e 20 de outubro.

- Técnicas na Ressonâcia Magnética inovadoras, como a ponderação em difusão, e o uso de novo meio de contraste denominado hepatobiliar, viabilizaram o melhor entendimento dos achados de imagem no paciente com cirrose - explica o vice-presidente de Ressonância Magnética da Sociedade Brasileira de Radiologia, Antônio Eiras (RJ), que ministra palestra sobre o tema.

Posteriormente aos sintomas mais comuns, ocorrem sangramentos no trato digestivo, infecções oportunísticas e até mesmo o desenvolvimento de tumores no fígado. Como os primeiros sinais são subestimados pelos pacientes e de difícil diagnóstico médico, a maioria dos casos são identificados em fases avançadas da doença. Cerca de 1% a 2% da população brasileira é portadora do vírus C, a principal causa da cirrose, representando 2.850.000 pessoas. Cerca de 75% desta faixa populacional não sabe que é portadora deste vírus.

- Esses achados demonstram que essa é uma infecção ainda sem controle. 20% dos pacientes portadores de vírus C desenvolvem cirrose em 20 anos, representando cerca de 500.000 brasileiros - aponta Eiras.

A principal causa de óbito pela cirrose no mundo é determinada pelo desenvolvimento do tumor hepático denominado carcinoma hepatocelular. Esse tumor determina o óbito de um milhão de pessoas por ano em todo o planeta. Trata-se de uma das neoplasias mais fatais. Nos exames de imagem, a cirrose se manifesta através do aumento do volume do fígado, seguido pela diminuição de tamanho do mesmo. O órgão também apresenta contorno irregular, que significam o surgimento de nódulos e até mesmo tumores.

O tratamento depende da causa da cirrose. Se o problema foi originado por vírus, os tratamentos antivirais são eficazes. Por óbvio, se a manifestação se deu pela presença do álcool, o paciente deve ficar em abstinência da ingestão do mesmo. De forma geral, há tratamento de suporte e correção das causas de sangramentos, especialmente as varizes do esôfago e no estômago, através da endoscopia digestiva.

O Clube Hugolino Andrade Especial será realizado em Gramado, no Hotel Alpestre, durante os dias 19 e 20 de outubro. A programação contempla os mais variados assuntos relacionados aos exames de imagem, que deve atualizar o conhecimento científico de médicos, residentes e estudantes gaúchos. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail secretaria@sgr.org.br ou pelo telefone (51) 3339.2242.

Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.


Autor: Rafael Dias Borges
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581