
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio dos projetos Coração no Ritmo Certo e Samuzinho, participa da atividade Rua da Criança, que será realizada pelo Centro Meme, neste sábado, 12, das 14h às 19h, na rua Lopo Gonçalves, 176, bairro Cidade Baixa. O objetivo da ação é orientar e ensinar os participantes a realizarem os três primeiros elos da “corrente de sobrevivência” e que podem salvar uma vítima de parada cardíaca. O primeiro passo é chamar o socorro, o segundo é iniciar as manobras básicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), por meio de compressões torácicas, até a chegada do socorro e, o terceiro, quando deve ser utilizado o Desfibrilador Externo Automático (DEA).
A enfermeira Dinorá Cenci, do Núcleo de Educação Permanente do Samu, estará orientando as crianças sobre as atribuições e ações do serviço, visando à diminuição do índice de trotes, o reconhecimento de uma situação de emergência e a capacitação do leigo para tomar atitudes frente a essas situações. Os participantes também receberão informações sobre o acionamento correto do Samu, através do fone 192.
“É comum crianças serem acompanhadas por idosos. Queremos com essa ação capacitá-las sobre como agir em situações de emergência, em como prestar o primeiro atendimento à vítima e a acionar o serviço de emergência. Em muitos países, crianças pequenas estão preparadas para estas situações e já salvaram muitas vidas”, destaca Miria Patines, assessora técnica da Coordenadoria Municipal de Urgências.
Samuzinho - O projeto Samu na escola - Samuzinho - tem como propósito divulgar à população em idade escolar do município, por meio de treinamentos, os primeiros socorros em situações de urgência. Já o projeto Coração no Ritmo Certo tem por meta reduzir a morte súbita cardíaca que, segundo estima a Sociedade Brasileira de Cardiologia, faz uma vítima fatal a cada dois minutos no Brasil.