
O tradicional Clube Hugolino Andrade, encontro de capacitação profissional de radiologistas que acontece há 20 anos na capital gaúcha, realiza a sua primeira edição no interior do Rio Grande do Sul. O evento realiza a análise de casos e aulas teóricas, em busca da promoção do crescimento científico dos profissionais da Serra Gaúcha e das demais regiões do estado. A atividade é realizada durante os dias 19 e 20 de outubro, no Hotel Alpestre, em Gramado.
A programação científica contempla o diagnóstico precoce através do exame de imagem, que permitem detectar o surgimento de doenças sérias, como a cirrose, problemas cardíacos e obstrução intestinal. Uma das principais atrações da atividade é a palestra do vice-presidente de Ressonância Magnética da Sociedade Brasileira de Radiologia, Antônio Eiras (RJ).
São esperados médicos, estudantes e residentes durante os dois dias do evento. Será contemplada, no decorrer da programação, a imagem do abdômen agudo vascular, as características da lesão focal na cirrose, doenças granulomatosas, obstrução intestinal, entre outros temas.
O nome do encontro foi escolhido com o intuito de reconhecer a importância de Hugolino Leal de Andrade, o primeiro radiologista do Rio Grande do Sul. Inscrições e informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail secretaria@sgr.org.br ou pelo telefone (51) 3339.2242.
Programação Científica - Clube Hugolino Andrade Especial
Sábado 19/10/2013
09:00 - 09:30 - Lesão focal na cirrose. Como abordar? - Dr. Antonio Eiras
09:30 - 10:00 - Imagem do abdômen agudo vascular - Dr. Antonio Eiras
10:00 - 10:30 - Intervalo
10:30 - 11:00 - Consolidação e vidro-fosco: Diagnóstico diferencial - Dr. Bruno Hochhegger
11:00 - 11:30 - "Pitfalls do velho e bom raio X" - Dr. Thiago Krieger
14:00 - 14:30 - A imagem nas doenças granulomatosas - Dr. Rodrigo Bello
14:30 - 15:00 - O coração na TC de tórax: o que temos que relatar? - Dr. Felipe Torres
15:00 - 15:30 - Intervalo
15:30 - 16:00 - Abdômen agudo inflamatório e diagnósticos diferenciais - Dr. Antonio Eiras
16:00 - 16:30 - Obstrução intestinal: O que o radiologista deve procurar - Dr. Antonio Eiras
16:45 - 17:30 - Gincana de casos de emergência.
Domingo 20/10/2013
09:00 - 09:45 - Diagnóstico diferencial das lesões hipervasculares no fígado.
10:00 - 11:00 - Apresentação de casos
Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia
A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.