.
 
 
Acne está entre os vilões do verão
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/10/2013

Acne está entre os vilões do verão

Dermatologista do Centro Clínico Gaúcho traz informações sobre a doença e como preveni-la

A chegada do verão pede atenção redobrada com a pele, incluindo o cuidado com a acne. A doença, que se manifesta através de cravos e espinhas, por exemplo, é mais comum nas estações mais quentes do ano devido ao aumento da produção sebácea causado pelo calor. O uso de cremes muito oleosos, como alguns protetores solares, também contribui para a ocorrência da acne nesta temporada. Quem explica é a dermatologista do Centro Clínico Gaúcho, Kátia Müller.

A especialista ressalta que a acne ocorre quando há um aumento na produção de sebo pela glândula sebácea, o que obstrui o folículo piloso, ocasionando o cravo. Esta situação favorece a proliferação de bactérias que podem ocasionar a inflamação do cravo, originando a espinha. As partes do corpo mais atingidas com as lesões são a face, o colo, os ombros e as costas.

Adolescentes e mulheres sofrem mais com a acne

A doença é mais comum na adolescência, período em que a predisposição genética associada à produção de hormônios sexuais favorece o desenvolvimento das lesões. Contudo, segundo o Ministério da Saúde, estudos estimam que 30% dos adultos no país sofram com o problema. “A acne acontece tanto em homens quanto em mulheres. Nos homens, a doença é mais agressiva, porém, as mulheres sofrem mais, pois apresentam lesões mais prolongadas e de difícil tratamento”, destaca Kátia Müller.

A dermatologista esclarece que a acne na mulher adulta geralmente é decorrente de disfunções hormonais, especialmente durante a TPM, período marcado por estas alterações. Alguns medicamentos e cosméticos, como as maquiagens, também integram a lista de agentes causadores dos cravos e espinhas. “A maquiagem também pode desencadear a acne quando não é adequada para aquele tipo de pele. Se uma pessoa com a pele oleosa aplicar um produto com alto teor de gordura, vai acabar aumentando a oleosidade da pele, ocasionando o problema”, salienta a profissional.

Como prevenir

A dermatologista do Centro Clínico Gaúcho, Kátia Müller, selecionou algumas dicas para prevenir as acnes. Confira:

- Procure manter a pele sempre limpa, lavando o rosto duas vezes ao dia. Cuidado para não limpar a face excessivamente, pois isso resseca a pele e aumenta a produção de oleosidade, gerando o que chamamos de efeito rebote;
- Retire bem a maquiagem antes de dormir, evitando os produtos que contenham álcool. Estes itens também ressecam a pele e provocam o efeito rebote;
- Durma sempre com a pele limpa;
- Utilize produtos adequados ao seu tipo de pele.


Autor: Tássia Becker Alexandre
Fonte: Prática em Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581