.
 
 
HBJ conta com estrutura dedicada a casos de insuficiência renal
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/11/2013

HBJ conta com estrutura dedicada a casos de insuficiência renal

Centro Nefrológico é referência no interior gaúcho

Estima-se que no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas sofrem alguma espécie de insuficiência renal, a grande maioria sem ter conhecimento disso. Para atender a demandas da doença, o Hospital Bom Jesus – integrante do Sistema de Saúde Mãe de Deus – conta com o Centro Nefrológico de Taquara, dedicado à pacientes de Taquara e região. O centro oferece diferentes serviços na área, que vão do diagnóstico da doença dos rins até à realização de diálise, permitindo ao público local um atendimento eficaz e de qualidade.

A insuficiência renal consiste na perda da função dos rins, podendo ser aguda (como em pacientes de doenças sistêmicas graves que atingem rapidamente o órgão, com possibilidade de reversão) ou crônica (pacientes com perda lenta, progressiva e irreversível). As causas mais comuns de insuficiência renal crônica são a hipertensão arterial, diabete e nefrites. Os sintomas aparecem de diversas maneiras: em casos graves, pouca urina, náuseas seguidas de vômitos, cansaço, sangue na urina . Já em casos crônicos, a insuficiência pode ser identificada através da perda de apetite, cansaço fácil, fraqueza, urina com espuma e inchaço dos olhos.

No Centro Nefrológico do Hospital Bom Jesus é possível realizar consultas médicas especializadas para prevenção e diagnóstico destas doenças renais, além de tratamentos devidamente prescritos para cada modalidade de insuficiência. Um dos procedimentos mais realizados no setor é a hemodiálise, que consiste na utilização de um equipamento especial para filtragem do sangue do paciente. Atualmente no país, cerca 120 mil pessoas realizam este método. Somente no Bom Jesus, a média atual é de 100 pacientes em hemodiálise e de 10 pacientes em diálise domiciliar, um número expressivo considerando o interior gaúcho.

Em funcionamento desde 1991, o Centro Nefrológico é referência de atendimento para os 220 mil moradores da região de Taquara. A clínica também oferece em seu hall de serviços a diálise peritoneal (modalidade realizada no domicílio do paciente, através de líquidos infundidos na cavidade abdominal) e avaliações para transplantes de rins em hospitais de Porto Alegre. Conforme a responsável técnica do Centro Nefrológico, a nefrologista Dr. Miriam Gressler Gomes, o setor conta com uma estrutura completa para o serviço. “Nossa equipe multidisciplinar é composta de médicos especialistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogo, nutricionista, assistente social, entre outros. Estes profissionais atuam no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de cada paciente. Ainda contamos com salas de hemodiálise, de diálise peritoneal, de observação e consultório, todas devidamente equipadas”.

Somente nos últimos 15 anos, a clínica realizou 85 transplantes renais em seus pacientes e obteve 54 casos de recuperação de função renal em pessoas que necessitaram de diálise e puderam parar o tratamento. “Esses números mostram a qualidade dos nossos serviços, sobre os quais estamos sempre trabalhando para perpetuar a excelência. Além disso, nossa localização representa ao paciente um grande conforto, pois dispensa a necessidade de buscar tratamento em outras cidades”, observa Dr. Miriam Gressler Gomes.

O Centro Nefrológico funciona de segundas a sábados, das 6h30 às 21h30, em três turnos de tratamento de pacientes, pois cada sessão de hemodiálise tem duração média de 4 horas. Para marcação de avaliações, os pacientes de Taquara e região devem procurar as secretarias de saúde de seus municípios, responsáveis pelo encaminhamento através de formulário próprio. Os horários de consultas e tratamentos podem ser agendados através de 51 3541.5231 ou diretamente na própria clínica.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581