
O prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Saúde (SMS), Carlos Henrique Casartelli, inauguram nesta quarta-feira, 18, a sede administrativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada na avenida Ipiranga, 3501. O novo espaço será entregue às 16h. O prédio de cinco andares, com um espaço total de aproximadamente 1.250 metros quadrados, abrigará tanto a sede administrativa do Samu como a central de regulação de urgências.
No quinto andar funcionará a central de regulação, em um espaço mais amplo e agradável. O fluxo de atendimento permanece o mesmo: o cidadão liga para o 192 e seu chamado será acolhido e avaliado pela central de regulação. Na sede ficarão disponíveis uma ambulância de suporte avançado e um veículo rápido, que serão transferidos da Base HPS para a nova sede.
Casartelli destaca que o local trará para a central de regulação um ambiente mais confortável e a disponibilidade de implementar novos recursos tecnológicos e visuais no futuro. “Com espaço amplo, climatizado e bem localizado, o Samu de Porto Alegre continuará a ser exemplo no país, como um dos únicos que consegue fazer a medição do tempo resposta de atendimento no Brasil”, ressalta. A reforma na sede do Samu teve investimento de cerca de R$ 564 mil, apenas com recursos do município.
Estrutura do Samu
- 13 bases distribuídas na cidade.
- Três ambulâncias de suporte avançado (UTI), 12 ambulâncias de suporte básico.
- O Samu recebe cerca de 32 mil ligações mensais, que vão desde pedidos de informações, até enganos e trotes.
- 40% das ligações recebidas pelo Samu são trotes.
- Das ligações recebidas, em torno de 6.200 são pedidos de socorro, que são efetivamente repassados ao médico regulador, gerando, em média, 3 mil atendimentos mensais.
- O serviço conta com uma equipe formada por 50 médicos, 28 enfermeiros, 70 auxiliares e técnicos de enfermagem, 91 condutores socorristas, 27 telefonistas, dois administradores e dois auxiliares administrativos.