.
 
 
Nova tecnologia resulta em maior precisão para planejamento das atividades físicas
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/12/2013

Nova tecnologia resulta em maior precisão para planejamento das atividades físicas

Exame mede, separadamente, e com alta precisão índices de massa muscular, gorduras e do tecido adiposo de todo corpo

Uma nova aplicação da tecnologia desenvolvida inicialmente para a realização da densitometria óssea desponta como uma importante ferramenta no planejamento de atividades físicas. Conhecida pela sigla DEXA, a Dual-energy X-ray Absorptiometry agora possibilita também a Avaliação da Composição Corporal Tecidual (ACCT), serviço que é oferecido no Rio Grande do Sul pelo Instituto de Medicina do Esporte do Hospital Mãe de Deus para atletas profissionais, amadores e população em geral.

Através de um levantamento de imagens e dados, o exame mede com alta precisão a massa dos tecidos muscular, ósseo e adiposo do corpo todo, e mesmo dos membros separadamente. Essas informações são compartilhadas entre profissionais da saúde especializados na área esportiva, como fisioterapeutas, nutricionistas, ortopedistas e educadores físicos, os quais colaboram na programação correta dos regimes de treinamentos, seja para incremento, manutenção ou reabilitação. A partir desse acompanhamento minucioso é possível, por exemplo, adequar a alimentação e os exercícios a cada tipo de condicionamento físico desejado, obtendo resultados em menor tempo e reduzindo os riscos de lesões.

Conforme o médico radiologista e gestor dos serviços de Imagem da Mama e Densitometria Óssea do Hospital Mãe de Deus, Dr. Lucio De Carli, a ACCT realizada por DEXA é mais apurada que outras técnicas tradicionalmente utilizadas na medicina do esporte. “Justamente pela sua precisão e sensibilidade, esse exame oferece uma série de vantagens em relação aos demais métodos que medem a composição corporal tecidual, entre eles a plicometria (medida das pregas cutâneas), a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância nuclear magnética (RM)”.

Uma vez viabilizado o estudo isolado dos compartimentos, os regimes personalizados de exercícios para cada atleta e cada tipo de atividade esportiva podem ser desenvolvidos com maior precisão, e seus resultados são acompanhados com acurácia. “Como exemplo, podemos citar aqueles casos de reabilitação de atletas de alta performance após um determinado período de inatividade por lesão”, explica Lucio De Carli. A técnica da ACCT por DEXA pode ainda auxiliar no planejamento de atividades físicas de pacientes em tratamento da obesidade mórbida.

O exame oferecido pelo Instituto de Medicina do Esporte do Hospital Mãe de Deus conta com o suporte de uma equipe multidisciplinar e apresenta raras contra indicações, como peso acima do tolerado pelo equipamento (em geral, máximo de 140kg) e gravidez. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas através do telefone 3230-2435 ou 3230-2610.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581