.
 
 
Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma das principais causas de cegueira no País
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


20/12/2013

Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma das principais causas de cegueira no País

Dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção à DMRI

O censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a deficiência visual atinge cerca de 20% da população. Estima-se que o glaucoma afete aproximadamente 900 mil pessoas no Brasil. E uma das principais causas de cegueira é a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que ocorre geralmente depois dos 50 anos de idade. A doença atinge a área central da retina (mácula), que se degenerou com a idade. A DMRI acarreta baixa visão central (mancha central), dificultando principalmente a leitura.

Diversos fatores podem estar associados ou serem creditados como favorecedores ao aparecimento da degeneração macular. Pele clara e olhos azuis ou verdes, exposição excessiva à radiação solar, tabagismo e dieta rica em gorduras são fatores que correspondem à maior incidência de degeneração macular relacionada à idade.

Em 90% dos pacientes acometidos é observada a forma denominada de DMRI seca ou não-exsudativa. Os 10% restantes apresentam a forma exsudativa (caracterizada pelo desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais sob a retina (Membrana Neovascular Subretiniana). Esta forma é a principal responsável pela devastadora perda visual central referida à degeneração macular.

A prevenção e o tratamento da DMRI são realizados por meio de vitaminas, antioxidantes e óculos escuros ou claros com proteção UVA e UVB. Uma dieta rica em vegetais de folhas verdes e pobre em gorduras é benéfica na prevenção à DMRI. Como já mencionado, o tabagismo aumenta a incidência da degeneração macular, portanto deve ser evitado.

“Os danos à visão central são irreversíveis, mas a detecção precoce e os cuidados podem ajudar a controlar alguns dos efeitos da doença”, observa o oftalmologista e diretor técnico do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre – HBO, Dr. Abdo Abed. Atualmente, está em pesquisa uma injeção intravítrea também para os casos de DMRI Seca com “lampalizumab” já em fase de pesquisa. Em relação à Doença Úmida ou Exsudativa, existem três tipos de medicação para uso intravítreo adicionados ao arsenal terapêutico com boa resposta ao tratamento.


Autor: Redação
Fonte: Amorim Comunicação

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581