
A afinidade com o cavalo e a paixão pelo atendimento as crianças foram as motivações que levaram o professor Fernando Fortes Costa a idealizar o projeto Criança a Cavalo, que atende crianças portadoras de necessidades especiais da rede municipal de Canoas, no Rio Grande do Sul. Iniciada no mês de outubro, a atividade tem atendido, gratuitamente, oito alunos do Centro de Capacitação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o educador, através do contato com o equino, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades biopsicossociais, como a efetividade, a autoestima, a autoconfiança, a organização do esquema corporal, a atenção, a concentração, a memória, a criatividade e a socialização das crianças. “As atividades realizadas são interdisciplinares, visando estimular a interatividade e as capacidades de cada aluno. O grande diferencial é que elas ocorrem em cima do cavalo”, explica Costa, que garante que os primeiros resultados já podem ser percebidos. “Mesmo as crianças que inicialmente tinham alguma resistência à montaria, hoje já chegam sorrindo e querendo subir no cavalo”, conta ele.
Na realização do projeto, o cavalo Crioulo tem sido personagem atuante na interação com as crianças. Desde o início dos atendimentos, o projeto já utilizou pelo menos dois exemplares da raça. As fêmeas Paciência do Cinco Sete e Peleia do Cinco Sete foram cedidas temporariamente ao projeto. Segundo Costa, as características do Crioulo, como o tamanho e o comportamento dócil, favorecem a sua utilização nas atividades. “Para que os alunos possam interagir com facilidade e segurança, necessitamos de um animal de estatura mais baixa e de temperamento calmo. E a raça oferece isso”, justifica.
O professor também explica que o projeto não tem um animal fixo para as aulas e, por isso, utiliza os exemplares disponibilizados por empresas privadas ou proprietários que apoiam a causa. Semanalmente, as atividades do projeto ocorrem na área campeira do Parque Esportivo Eduardo Gomes. Para realizar os atendimentos, que são individuais, Costa conta com o auxílio da psicopedagoga Denise Wedman e da psicóloga Rosana Rivaldo. Durante as aulas, os três atuam como instrutores da monta enquanto aplicam as atividades: um atua conduzindo o cavalo e um posicionado em cada lado do animal.
Futuro
A expansão do projeto é o sonho dos idealizadores. Costa afirma que a expectativa é de conseguir ampliar o atendimento no próximo ano. “A ideia é de receber um número maior de crianças, mas para isso precisamos de mais auxílio externo”, explica. Hoje, o Projeto Criança a Cavalo conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canoas e de algumas empresas privadas, que auxiliam, inclusive, na manutenção dos cuidados com os animais.
O Projeto Criança a Cavalo é uma Atividade Assistida por Animais (AAA) vinculada ao Centro de Capacitação Inclusiva e Acessibilidade (Ceia) da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Canoas, no Rio Grande do Sul. As aulas são disponibilizadas gratuitamente e atendem, semanalmente, oito de crianças com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em decorrência de alguma deficiência ou não. Os atendimentos são individuais, com duração de 30 minutos, e ocorrem no Parque Esportivo Eduardo Gomes.