.
 
 
Radiologistas comemoram e incentivam pesquisas que busquem diminuição nas doses de radiação
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/02/2014

Radiologistas comemoram e incentivam pesquisas que busquem diminuição nas doses de radiação

Pesquisadores da Universidade de São Paulo desenvolveram projeto inovador no Brasil que promete reduzir a radiação em até 80%, além de baratear o custo do exame

Importante e indispensável aliado no diagnóstico de uma série de doenças, o exame de Raio X sempre esteve na mira de estudos e pesquisas na tentativa de redução na exposição de radiação para pacientes e profissionais. Um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um sistema inovador no Brasil de Raio X Digital, que promete melhorar a qualidade das radiografias e reduzir a radiação em até 80%. A Associação Gaúcha de Radiologia acredita que a novidade deve introduzir muitos benefícios para a classe médica. De acordo com o físico Everaldo Moczulski, este tipo de iniciativa é fundamental no desenvolvimento do diagnóstico por imagem, dando incentivo a todo tipo de pesquisa voltada e melhorar as imagens médicas e diminuir as doses de radiação.

- Essas pesquisas auxiliam os radiologistas devido aos diversos benefícios dessa tecnologia, como qualidade da imagem e rapidez na obtenção das informações, por exemplo. No entanto, essas novas tecnologias não trazem benefícios apenas aos radiologistas, mas também aos pacientes, que passam a receber menor dose de radiação nos exames realizados - destaca Everaldo Moczulski.

O especialista explica que, quanto mais contato com a radiação, maior será a chance de desenvolver um efeito biológico das radiações ionizantes. Por isso, todos os métodos de proteção radiológica são importantes para a prevenção das doses absorvidas, tanto para o paciente, quanto para o profissional que realiza os exames.

- Para prevenir a radiação devemos sempre obedecer aos princípios da radioproteção que são: justificação da prática do uso da radiação, da otimização dos projetos, planejamento e operação de instalações de fontes de radiação, da limitação de dose individual de trabalhadores e de indivíduos do público e a otimização da radioproteção - ressalta o físico.

Existem dois sistemas de digitalização das imagens radiográficas: o sistema direto, chamado DR (Direct Radiography) e o sistema indireto chamado de CR (Computed Radiography). Ambos são importados e, por isso, caros. A expectativa do projeto brasileiro é baixar os custos e deixar o Raio X Digital mais viável. A perspectiva dos estudiosos da USP é que o equipamento possa ser utilizado em 2016.

Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581