.
 
 
Combate à Dengue: união faz a força
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/02/2014

Combate à Dengue: união faz a força

Guarida Imóveis alerta para foco do mosquito nos condomínios e dá dicas para combater doença

Cerca de 90% dos focos de dengue se desenvolvem em casas e condomínios espalhados pelo Brasil. A grande concentração de pessoas e o aumento das condições propícias para que o mosquito Aedes Aegypti se desenvolva são os grandes responsáveis pelo alarmante dado. Os números são da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e alertam autoridades de todo país. Porto Alegre já teve o primeiro caso da doença contraída na própria cidade e, para auxiliar na prevenção, a Guarida Imóveis orienta a melhor forma de não deixar o mosquito se proliferar nos condomínios da capital.

“As pessoas precisam ter a consciência de que é possível evitar o aparecimento do mosquito com ações simples de prevenção. Cuidados básicos e diários protegem os moradores e levam adiante a luta contra a doença”, diz Newton Nunes, diretor de Condomínios da imobiliária. Em 2013, cerca de 1,4 milhão de casos de dengue foram confirmados no país, segundo o Ministério da Saúde. No mesmo ano, em Porto Alegre, o número total de infectados chegou a 424, sendo 229 autóctones.

Pratos de vasos, caixas d'água, bacias, pneus e piscinas são apenas algumas das moradias preferidas para o mosquito. “O maior problema da dengue é que ela pode se desenvolver em muitos espaços presentes nos condomínios. E um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas. A doença precisa ser combatida regularmente, durante inverno e verão”, destaca. Nunes alerta que os moradores são fundamentais nesse processo. “A união faz a força sempre. As pessoas precisam fiscalizar, cuidar, orientar e passar adiante as formas de prevenção. Os síndicos devem tomar cuidado com entulhos ou sobras de obras, plantas que acumulam água nos jardins, garrafas de todos os tipos e pneus armazenados nas garagens”, completa.

Veja algumas dicas do Ministério da Saúde para o combate à Dengue:

• Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
• Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
• Não jogue lixo em terrenos baldios.
• Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
• Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
• Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
• Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
• Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
• Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.
• Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência. Uma dica é colocar areia nos locais de possível acúmulo de líquido.

Sobre a Guarida Imóveis

No ramo imobiliário desde 1977, a Guarida Imóveis tem ampliado significativamente sua participação no mercado gaúcho. Conta com mais de 600 profissionais para atender cerca de 80 mil clientes na administração de aluguéis e condomínios e na compra e venda de imóveis. Focada nos princípios de modernidade, visão de futuro e excelência em serviços, no ano 2000 a empresa tornou-se a primeira imobiliária da região sul do país certificada internacionalmente pela ISO 9001 em administração de aluguéis, condomínios e intermediação na compra e venda de imóveis. Também já conquistou diversas premiações e reconhecimentos como: Melhores empresas para Trabalhar RS, Brasil e América Latina do Great Place to Work Institute, Top of Mind da Revista Amanhã, Top Ser Humano, Marcas de Quem Decide do JC e Qualidata, e Prêmio Responsabilidade Social Assembleia Legislativa RS.


Autor: Redação
Fonte: Enfato
Autor da Foto: Banco de imagens www.dengue.org.br

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581