
Os atletas das categorias de base do Grêmio foram beneficiados na última segunda-feira (17.03) com o exame oftalmológico de acuidade visual. A ação é uma parceria entre o Tricolor gaúcho e o Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre – HBO – através do projeto social Saúde do Olhar, uma iniciativa da instituição que objetiva atender crianças e adolescentes provenientes de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
“Depois de um primeiro contato, agendamos data para ir até a instituição para realizar o exame de acuidade visual, uma triagem, na qual identificamos as crianças que por ventura tenham alguma dificuldade de visão. Posteriormente, passamos para o responsável pela criança a data para a consulta médica no Hospital. Caso seja necessária a utilização de óculos, o médico encaminha o pedido para a Ótica Foernges, parceira no projeto, que fornece gratuitamente o produto”, explica Janaína Tenn Pass, assistente social do Hospital Banco de Olhos.
A intenção desta parceria é estender o atendimento à comunidade de Eldorado do Sul, envolvida com a Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul e a Escola Municipal de Ensino Fundamental David Riegel Neto. Esta ação, que abrange primeiramente os 256 atletas das categorias de base do Grêmio, será ampliada para a comunidade de Eldorado do Sul. Hoje, o atendimento é preventivo e aplicado junto a aproximadamente 1,6 mil alunos das escolas com atletas matriculados, em Eldorado do Sul, totalizando aproximadamente duas mil crianças e adolescentes.
Outras cinco instituições e escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana já estão inscritas no projeto Saúde do Olhar para 2014: a Fundação Pão dos Pobres, a Escola Estadual de Ensino Médio Eldorado do Sul, a Pequena Casa da Criança, o Instituto Calábria e o Imaculado Coração de Maria.
Desde a implantação do Saúde do Olhar, em 2008, os resultados foram a contribuição para a melhoria do desempenho dos alunos, orientação, prevenção e conscientização em saúde ocular, correção de problemas visuais, além da contribuição para diminuir os índices de evasão escolar. O projeto acontece através de ações de educação para a saúde da visão, prevenção e detecção de problemas oculares, principalmente de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo). Em 2013, foram beneficiadas 3.017 crianças com o projeto.