.
 
 
Alimentação saudável afasta doenças e auxilia no desenvolvimento corporal das crianças
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


02/04/2014

Alimentação saudável afasta doenças e auxilia no desenvolvimento corporal das crianças

"Dia Nacional da Saúde e da Nutrição" foi comemorado em 31 de março e lembrou a importância dos alimentos saudáveis para a qualidade de vida dos pequenos, que estão em fase de crescimento

Participar da rotina de oferecer alimentos às crianças não é uma tarefa fácil para os pais. Muitas vezes, os pequenos fogem de frutas e verduras durante a alimentação. Porém, a falta dos nutrientes presentes nestes alimentos pode causar doenças crônicas não-transmissíveis, como a obesidade e a hipertensão, além de aterosclerose e vários tipos de câncer. O "Dia Nacional da Saúde e da Nutrição" é comemorado em 31 de março e reforça a importância da alimentação saudável no desenvolvimento do corpo, para evitar doenças e aumentar a qualidade de vida.

- As frutas e as verduras devem fazer parte da alimentação diária das crianças e dos adolescentes de três a cinco porções por dia. Essa prática melhora a qualidade da alimentação e proporciona o equilíbrio de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos - esclarece a presidente do Comitê de Nutrologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Claudia Hallal Gazal.

Para incentivar os pequenos a comer frutas e legumes, os pais precisam dar o exemplo. De acordo com a pediatra, a presença desses alimentos deve ser rotineira e natural durante as refeições.

- A família deve ser estimulada a comer o café da manhã, o almoço e o jantar como refeições principais. Os pais precisam oferecer esses alimentos. Se não estiver na mesa, os filhos não vão pegar na geladeira. Os legumes precisam ser apresentados na mesa. Mesmo que a criança tenha resistência no início, tem que aprender a gostar e só desenvolve com a repetição da rotina - destaca Claudia Hallal Gazal.

A especialista lembra que a preparação dos alimentos necessita de equilíbrio, com a presença de vegetais ricos em vitamina A, como a cenoura, a abóbora e o tomate. Outro item indispensável na boa alimentação são os folhosos verdes, com vitaminas do complexo B, além das frutas cítricas e sua riqueza em vitamina C e na melhora da obtenção do Ferro, presente nas proteínas animais.

Consumo de líquidos:

A pediatra destaca que os sucos naturais devem ser servidos com moderação para as crianças, pois o excesso pode favorecer a obesidade. O indicado é oferecer o máximo de 200ml de suco natural por dia.

Sucos artificiais e refrigerantes não devem ser oferecidos aos pequenos, pois são ricos em açúcar e corante, além de não apresentar nutrientes essenciais. É fundamental que a água seja fonte de hidratação.

Crianças e adolescentes necessitam beber leite para o crescimento adequado. É a principal fonte de cálcio e está em uma forma que é melhor absorvido pelo organismo. Importante aliado na prevenção de doenças como a osteoporose.

Evitar:

Os pais devem evitar que as crianças comam produtos altamente calóricos, ricos em gorduras e sal. Nessa fatia, entram os alimentos industrializados, as frituras e os empanados. O mais indicado é oferecer comidas preparadas em casa e com pouca quantidade de conservante.

Foto: Marcelo Matusiak.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581