
A prática de exercícios como proposta para a reabilitação de pacientes renais crônicos tem um espaço reservado dentro do Hospital Moinhos de Vento. A Estação de Movimento é a primeira do Sul do Brasil e foi criada a partir de uma parceria da Unidade de Diálise com o Serviço de Fisioterapia. A proposta busca otimizar a terapia, melhorando a funcionalidade do paciente com atividades físicas antes e durante a diálise. E os resultados vão desde o bem-estar físico, emocional e redução de dor e câimbras ao melhor desempenho na vida diária. Tais benefícios podem ser observados já nas primeiras sessões e, a melhora do condicionamento do paciente pode ser notada a partir de oito semanas.
No Brasil, segundo a supervisora assistencial de Diálise e Litotripsia do Hospital Moinhos de Vento, Lilian de Araújo, há apenas uma clínica privada de diálise, em Brasília, que também oferece espaço para a prática de exercícios de pacientes renais.
Ela conta que a ideia, na Instituição gaúcha, surgiu quando um grupo de nefrologistas passou a encaminhar alguns pacientes renais crônicos para a unidade de reabilitação onde era realizado um trabalho de força e resistência muscular. “Estes poucos pacientes, relataram melhora na sua independência funcional e na redução de sintomas como dor muscular e câimbras”, revela.
Laura Severo da Cunha, supervisora da área de Fisioterapia do Hospital, reforça que apesar da terapia dialítica ser capaz de substituir a função renal, o avanço da doença determina prejuízos de ordem musculoesquelética. “Isso compromete a qualidade de vida e o nível de participação do paciente na sociedade”, diz. Laura antecipa que o Hospital já trabalha para a instalação de outros espaços semelhantes e que estão sendo programados para atender as necessidades de pacientes internados.
As sessões têm duração de 30 a 45 minutos e acontecem duas ou três vezes por semana, de acordo com a frequência da diálise. Há a necessidade de uma recomendação médica e da avaliação do fisioterapeuta, que deve definir a variação do treinamento, a intensidade e a tolerância individual.