
Ao completar 25 anos, a Unicred Vale das Antas – a pioneira do Sistema Unicred - inaugura, na sexta-feira, dia 15, em Casca, a Noroeste do Estado, monumento que marca o início de sua história na cidade, em 10 de agosto de 1989. A obra, em homenagem ao Jubileu de Prata do Sistema Unicred e a seus fundadores, ficará localizada às margens da RS 324, rodovia que corta o município de leste a oeste.

|
Dr. Antônio Moacyr de Azevedo, presidente da Unicred Vale das Antas |
Para o presidente da Unicred Vale das Antas, o médico Antônio Moacyr de Azevedo, este é um importante momento para a instituição, para a comunidade e para o cooperativismo de um modo geral. “Temos orgulho de ter, em Casca, o berço da Unicred, pois esta é uma região bastante representativa no cenário econômico do Estado. Dos 26 municípios da região, Casca está em 2º lugar no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano); tem uma agroindústria potente, e a nossa cooperativa vem apoiando, ao longo dos anos o seu crescimento e de sua comunidade”, explica.
Azevedo foi um dos fundadores da Unicred. Na época, ele buscou a experiência internacional do cooperativismo em Israel e na Espanha, com o intuito de criar uma cooperativa de crédito exclusivamente voltada aos profissionais da Saúde. “Desejava, mais do que poderia crer, que o Sistema tomasse a proporção que tem hoje. A esperança sempre existiu. É uma grande conquista, ver a evolução do Sistema Unicred como um braço econômico principalmente do segmento da saúde,” conclui.
A cerimônia de inauguração do monumento ocorre às 17h. Logo após, às 20h, será servido um jantar para autoridades e convidados no CTG Laço da Amizade para comemorar a data.