.
 
 
Centro de Especialidades poderá atender 12 mil por mês
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


09/12/2015

Centro de Especialidades poderá atender 12 mil por mês

Na inauguração, Fortunati destacou a conquista para o SUS em Porto Alegre

Mais um espaço de atendimento do Hospital da Restinga e Extremo-Sul (HRES) foi oficialmente entregue à comunidade na sexta-feira, 4. Com capacidade para até 12 mil atendimentos por mês, o Centro de Especialidades contará inicialmente com quatro médicos especialistas em infectologia e medicina interna. A nova estrutura soma-se aos 62 leitos de internação e aos 25 da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), integrando o Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito José Fortunati destacou a importância de entregar uma obra como esta no momento pelo qual o país passa. “Considerando a grave crise econômica, sem precedentes nas últimas décadas, inaugurar mais um serviço significa muito mais que uma conquista do SUS em Porto Alegre. É a prova de que a articulação e a parceria colaborativa, propositiva e ousada entre o Hospital Moinhos de Vento, o Município, o Estado e a União é o caminho para construirmos a saúde pública de qualidade, com tecnologia de ponta, que queremos para nossa comunidade”, afirmou.

De acordo com o superintendente executivo do Hospital Moinhos de Vento, Fernando Andreatta Torelly, a nova unidade começa atendendo mil pessoas por mês, e terá capacidade para até 12 mil atendimentos quando estiver em pleno funcionamento. “Estamos com várias obras em fase final e que em janeiro devem ser concluídas. Temos muitos desafios, mas essa parceria com o poder público nos permite avançar sempre”, disse, ao destacar que todos os recursos investidos nesse hospital são provenientes de impostos e, por isso, é 100% público. “Temos aplicado R$ 50 milhões ao ano no fortalecimento, no apoio ao SUS. É a forma de mostrar que o Hospital Moinhos de Vento e a comunidade da Restinga e dp Extremo-Sul fazem parte do mesmo projeto”, ressaltou.

As autoridades e representantes da comunidade conheceram a estrutura que até o fim deste ano terá sete consultórios totalmente equipados. O novo espaço oferecerá consultas com prioridade de atendimento aos pacientes encaminhados pela rede de atenção básica da Restinga e da região Extremo-Sul. Conforme o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, o Centro de Especialidades deve ajudar a diminuir a incidência de doenças crônicas e infecciosas, influenciando diretamente na melhoria da qualidade de vida dos moradores da região. “É o único hospital realmente regionalizado da Capital, que traz um nível de excelência no atendimento médico para uma população vulnerável, tudo via SUS. Com as parcerias que viabilizaram o hospital e agora o seu Centro de Especialidades, vamos continuar avançando. Logo teremos o Centro Obstétrico, a UTI e outras unidades de alta qualidade para a Restinga”, completou.

O Centro de Especialidades oferece diversos serviços médicos no mesmo local, com ofertas de exames laboratoriais e de diagnóstico. A comunidade passa a ter mais opções, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento. "Pela população que tem a Restinga, se fosse uma cidade, ficaria entre as 20 mais populosas do estado. Por isso este hospital é tão importante para a região. Sem contar que abriu caminho não só para melhoria da qualidade em saúde, mas também para o desenvolvimento econômico e social de toda esta região da cidade", afirmou o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis.

Hospital - A instituição - que já realizou cerca de 320 mil atendimentos em pouco mais de um ano de atividade - também acaba de abrir uma agência transfusional, um lactário, além de centro de diagnósticos, que oferece 1,4 mil exames mensais para a rede de saúde, entre mamografias, raio-X, tomografias e ecografias. A estimativa é que, atualmente, 100 mil pessoas sejam beneficiadas pelos serviços prestados na região. O investimento geral, desde o início da obra, foi de R$ 120 milhões.

Durante o evento, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, revelou que o Hospital Restinga e Extremo-Sul é o seu projeto favorito dentro do Proadi-SUS. “Ele representa a essência do programa, que é o comprometimento com a saúde, com a comunidade e com o desenvolvimento econômico e social da região onde atua. Quando a idéia foi lançada, em 2010, ninguém acreditava que pudesse dar certo. Hoje ele é um novo conceito de saúde pública que se consolida e que servirá de base para outras iniciativas semelhantes em todo o Brasil. É um grande exemplo do SUS que dá certo", concluiu.

Centro de Especialidades - A nova unidade somará 19 consultórios médicos em sua totalidade, quando estiver em pleno funcionamento. Até o fim do ano, sete estarão equipados para atendimentos. A realização de um levantamento que apontará o número de profissionais necessários para atuar no local, assim como os repasses financeiros para custeio, será pactuado entre os parceiros do projeto.

O espaço possibilitará o monitoramento de vários indicadores – como o número de consultas ofertadas e realizadas, a satisfação do paciente, a resolutividade e o percentual de encaminhamentos para outra especialidade, além de solicitações de exames complementares e de altas ambulatoriais. São estatísticas importantes para o aprimoramento dos serviços e para a construção de políticas públicas de saúde mais eficientes. Funcionando desde o dia 1º de dezembro, o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h.

A construção do complexo hospitalar ocorreu com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do governo federal. O Hospital Moinhos de Vento é o único do Sul do Brasil a cumprir os requisitos para apresentação de projetos ao sistema. Atualmente, o financiamento da operação do Hospital Restinga e Extremo-Sul é feito pelos governos federal (50%), estadual (25%) e pelo próprio Moinhos de Vento, por meio do Proadi-SUS (25%). 


Autor: Melina Fernandes
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581