.
 
 
Protagonismo infantil e a criança no centro do processo educacional em debate
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/08/2017

Protagonismo infantil e a criança no centro do processo educacional em debate

Com a presença do professor e doutor Manuel Sarmento, 4º Fórum Sesc de Educação aconteceu em Porto Alegre

Com objetivo de refletir sobre a importância do protagonismo e autonomia que se estabelece no cotidiano dos espaços educativos, o 4º Fórum Sesc de Educação abordou o tema “Protagonismo nas Infâncias – Práticas e Investigações”. Para ilustrar a questão, o evento teve como destaque a palestra do professor e doutor, Manuel Sarmento, que também é diretor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Portugal. O Fórum ocorreu nesta quinta-feira (24/08) no Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665 – Centro, Porto Alegre). Com o público alvo de professores, educadores e pedagogos, o evento teve a presença de cerca de 300 participantes.

Durante a exposição, Manuel Sarmento apresentou a sua perspectiva com relação a educação infantil e destacou que a proposta dos estudos das crianças devem se caracterizar por uma abordagem inter e multidisciplinar, sendo a criança o centro no processo educacional. De acordo com Sarmento, a imagem dos pequenos na sociedade moderna está relacionada ao símbolo de futuro e esperança do mundo. Para isso, “o foco das atividades dos profissionais deve ser em promover o bem-estar individual e social das crianças”, afirma o estudioso.

Outro ponto importante é referente ao papel da escola, que deve estar inserida no contexto de vida dos alunos. Para Sarmento, o local de ensino é um meio de conhecimento, comunicação e cultura, onde diversos fatores como: sociopolíticos e questões de respeito as diferenças e igualdades entre as pessoas influenciam na formação das crianças. Mas, para isso, é preciso enfrentar desafios: “é necessário que os professores vejam o trabalho docente como um ação cooperativa e não como uma atividade individual”.

Após a palestra, no período da tarde, ocorreram duas oficinas: “O corpo e o movimento na infância” e “A organização de assembleias nos espaços educativos”. Além das mesas de debates com os temas: “Protagonismo compartilhado nos espaços educativos” e “Práticas investigativas e a criança contemporânea”, que enriqueceram está edição com a apresentação de projetos desenvolvidos e a reflexão da importância de conhecer o olhar da criança abordado pelos convidados e os participantes do Fórum.

Sobre o Sesc/RS – Com 70 anos de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 20 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.  


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor da Foto: Roberto Furtado

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581