.
 
 
Automação reduz custos com logística reversa e otimiza produção da Oxford Porcelanas
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


24/04/2018

Automação reduz custos com logística reversa e otimiza produção da Oxford Porcelanas

A Parson desenvolveu as soluções de acordo com as necessidades da Oxford

Abril de 2018 – Do controle manual para o inventário automatizado. A mudança nos processos de controle de expedição dos produtos mudou a rotina da Oxford Porcelanas, e para melhor. Antes da automação, das 4 mil entregas mensais, cerca de 110 entregas apresentavam problemas e precisavam retornar à fábrica, o que gerava custos com logística reversa. A partir da adoção do sistema de radiofrequência (RFID, na sigla em inglês), implantado em parceria com a Parson, startup especializada em tecnologia, e com a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, os pedidos passaram a chegar aos destinos com erro zero.

A Parson desenvolveu as soluções de acordo com as necessidades da Oxford e o padrão GS1 foi o escolhido pela indústria, tanto para as etiquetas EPC/RFID quanto para os códigos de barras, para atender às normas mundiais, já que grande parte da produção é embarcada para diversos países. “A adoção de padrões mundiais facilita as implantações. São dois leitores fixos instalados em cada um dos dois portais, um na entrada do estoque e outro na expedição", explica Marcelo Correa, gerente de logística e responsável pelo projeto.

A Oxford, que é a maior fabricante de cerâmica e porcelana das Américas, destinou R$ 400 mil para fazer as adaptações necessárias, investimento que teve retorno em menos de um ano. A primeira etapa de implantação de RFID ocorre no momento em que as caixas são identificadas individualmente. As etiquetas inteligentes (Tags), impressas em um rolo, são colocadas nas embalagens de forma a descrever o conteúdo, como o modelo, cor e número de unidades.

Ao passar da área de embalagem para o estoque, onde ficam até serem despachados, os pedidos são registrados por um portal que realiza a leitura das tags, identificando as mercadorias contidas em cada caixa. No estoque, além de a RFID permitir a localização e identificação exatas dos itens armazenados, a tecnologia dá velocidade e eficiência à separação e encaminhamento das encomendas aos clientes. "Cada encomenda é selecionada e, em seguida, passa por um outro portal RFID para conferência e encaminhamento para as cinco docas", descreve Correa, ao destacar que a radiofrequência permitiu organizar melhor os processos da companhia.

A meta para 2018 é estimular os transportadores que prestam serviço para Oxford a implantarem leitores de RFID em seus processos, para melhorar esta etapa da distribuição. “Como já colocamos as tags em todos os nossos volumes, está tudo pronto para os transportadores ganharem mais eficiência em seus processos de separação e entrega dos pedidos”, afirma Correa.

Saiba mais em: https://www.gs1br.org/codigos-e-padroes/epc-rfid

Sobre a Oxford

A Oxford fabrica mensalmente 6 milhões de unidades mensais – embalados em 300 mil caixas - em suas três plantas industriais e fornece seus aparelhos de jantar com pratos, xícaras, canecas e conjuntos de panelas no Brasil todo e também no exterior, exportando inclusive para a China. Dentre seus clientes, estão lojas de presentes, decoração e varejo que comercializam cerâmicas e porcelanas com a marca Oxford e também empresas que enviam pedidos para louças promocionais com as suas próprias marcas – por exemplo, as canecas de porcelana com o brand da cafeteria Starbucks Coffee.

Sobre a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org


Autor: Redação
Fonte: DFreire

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581