.
 
 
Uso eficiente da energia reduz a conta e contribui para um mundo melhor
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


08/06/2018

Uso eficiente da energia reduz a conta e contribui para um mundo melhor

RGE e RGE Sul desenvolvem ações em paralelo à distribuição de energia, beneficiando principalmente clientes de baixa renda

A energia elétrica que se usa em casa para assistir televisão, recarregar o celular ou tomar banho percorreu um longo caminho até estar à disposição dos cidadãos. Começou pela geração nas usinas, passou pela transmissão e, por último, chegou à distribuição. É nesta última etapa que a RGE e a RGE Sul entram para atender 2,8 milhões de clientes gaúchos em 373 municípios das regiões Norte, Nordeste, Metropolitana, Vales, Central e Fronteira Oeste.
 
As distribuidoras têm o papel de entregar aos clientes a energia elétrica que vêm pelas linhas de transmissão em alta tensão. As subestações são o ponto de encontro entre a transmissão e a distribuição. É aí que a energia tem as tensões reguladas para, através dos circuitos alimentadores de média tensão, alcançar as redes de baixa tensão, chegando aos clientes finais.
 
No entanto, distribuidoras como a RGE e a RGE Sul realizam uma série de ações em paralelo à sua atividade fim, que é entregar energia elétrica para os clientes. As políticas de Eficiência Energética são um exemplo. Elas são desenvolvidas a partir do Programa de Eficiência Energética (PEE) do Grupo CPFL Energia e implementam ações de benefício a clientes residenciais, poder público, indústria, comércio e serviços.
 
Somente no ano passado as duas empresas investiram R$ 21,3 milhões em ações de Eficiência Energética, que visam promover o uso inteligente, consciente e seguro da energia elétrica. Entre as ações, a RGE e RGE Sul distribuem lâmpadas mais eficientes aos clientes, como as de LED, instalam chuveiros inteligentes e mais econômicos nas residências enquadradas na Tarifa Social, fazem campanhas para a regularização de clientes que possuem algum tipo de problema nas instalações internas, e regularizam os que estão na condição de clandestinidade, entre várias outras.
 
As distribuidoras também fazem a eficientização de determinados locais. Como, por exemplo, nos hospitais de Cachoeira do Sul, na área da RGE Sul, e de São Francisco de Paula, na área da RGE, foram instaladas lâmpadas de LED em todos os setores e departamentos em substituição às fluorescentes e incandescentes. Além de economizar na conta, há um ganho na iluminação e na diminuição das manutenções e trocas, uma vez que as lâmpadas de LED duram mais que as comuns.
 
O PEE atesta o papel das distribuidoras de energia em áreas paralelas à da distribuição. A promoção do uso mais inteligente e seguro de energia é uma forma de complementar os demais investimentos que buscam fortalecer e modernizar a rede de distribuição. As trocas de postes, cabeamento, instalação de transformadores, reguladores de tensão e religadores automáticos e melhorias nas subestações, além das construções de novas, têm um significado maior se na ponta o cliente adota práticas conscientes para consumir a energia que chega até sua residência ou comércio.
 
Sobre a RGE
 
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.
 
A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.
 
A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a RGE Sul
 
A RGE Sul Distribuidora de Energia S/A é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação nas Regiões Metropolitana, Vales, Central e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil Km² de área de abrangência e 65 mil Km de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo.
 
Sobre a CPFL Energia
 
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.258 MW, no final do primeiro trimestre de 2017. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL. â€‹ 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de imprensa RGE

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581