.
 
 
Ospa retorna ao MARGS com recital de seu Octeto de Cordas
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


18/06/2018

Ospa retorna ao MARGS com recital de seu Octeto de Cordas

Músicos da orquestra apresentam obras de Mendelssohn e Shostakovich no domingo (24), a partir das 17h, na Pinacoteca do Museu. A entrada é gratuita

No dia 24 de junho, domingo, às 17h, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) volta a receber evento da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Será o primeiro recital da Temporada 2018 da Ospa no MARGS. O Octeto de Cordas da orquestra apresenta um programa especial para a formação com peças de Mendelssohn e Shostakovich. O grupo é formado por Ariel Polycarpo (violino), Brigitta Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Danilo Campos Vieira (violino), Gabriel Polycarpo (viola), Gabriela Vilanova (viola), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo) e Rodrigo Alquati (violoncelo) – eles são músicos da sinfônica de diferentes gerações, e mantêm intensa atuação em outras orquestras e formações instrumentais pelo Rio Grande do Sul. A entrada é franca. 
 
Sobre o programa 
 
O recital começa com “Octeto para Cordas em Mi bemol maior, Op. 20” de Felix Mendelssohn (1809 - 1847). Escrita ainda na adolescência do compositor alemão, é uma de suas mais importantes peças de música de câmara. Foi inspirada em Fausto de Johann Wolfgang von Goethe, poema trágico que figura entre as obras-primas da literatura germânica. 
 
Na sequência, os músicos apresentam “Duas peças para Octeto de Cordas, Op. 11”, do russo Dmitri Shostakovich (1906 - 1975), obra que aponta para as tendências modernistas que o compositor começava a assumir. 
 
Dica – Quem for ao recital poderá visitar, também, as exposições em cartaz no museu: “Imáginários Tangíveis” (na Galeria Aldo Locatelli), e “Xilos de Arlete Santarosa” (na Galeria Oscar Boeira). 
 
Sobre a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a Série Música de Câmara 
 
A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, que realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Ela mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música – o Conservatório Pablo Komlós. Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano. 
 
A série Música de Câmara foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. 
 
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2018 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan, Banrisul e Grupo Zaffari. Apoio: Ipiranga, Dufrio, Ventos do Sul, Audio Porto e Grupo Renner. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel. 
 
Recital da Ospa | Série Música de Câmara 
 
Quando: 24 de junho, domingo
Horário: 17h
Local: MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/nº) 
 
ENTRADA FRANCA 
 
Programa
 
Felix Mendelssohn: Octeto para Cordas em Mi bemol maior, Op. 20
Dmitri Shostakovich: Duas peças para Octeto de Cordas, Op. 11 
Apresentação: Octeto de Cordas da Ospa, formado por Ariel Polycarpo (violino), Brigitta Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Danilo Campos Vieira (violino), Gabriel Polycarpo (viola), Gabriela Vilanova (viola), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo), Rodrigo Alquati (violoncelo).

Autor: Redação
Fonte: Assessoria de imprensa Banrisul
Autor da Foto: Tânia Ferreira

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581