.
 
 
Óbitos por infarto e AVC diminuem em Porto Alegre
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/05/2013

Óbitos por infarto e AVC diminuem em Porto Alegre

Capital conta com Linhas de Cuidado da Dor Toráxica e do AVC desde 2011

Os coeficientes de mortalidade por cardiopatias isquêmicas e por doenças cerebrovasculares em Porto Alegre diminuíram em 2012 em comparação a 2011, conforme revelam dados apurados pela Equipe de Eventos Vitais da Coordenadoria-Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). Embora não esteja ainda totalmente fechado, o levantamento de 2012 demonstra queda de 18,1% nos óbitos causados por cardiopatias isquêmicas e de 14,3% nos ocasionados por doenças cerebrovasculares.

No primeiro caso, o coeficiente, em 2011, foi de 8,3 óbitos por 10 mil habitantes. Em 2012, cai para 6,8. Já o coeficiente de mortas em consequência de enfermidades cerebrovasculares, que foi de 6,3 por 10 mil habitantes em 2011, fica em 5,4 na apuração parcial de 2012.

Para tornar mais ágil e eficaz o socorro a pacientes com suspeita de estarem sendo vítimas de infarto (que está entre as cardiopatias isquêmicas) e de acidente vascular cerebral (que faz parte das doenças cerebrovasculares), Porto Alegre conta, desde novembro de 2011, com as Linhas de Cuidado da Dor Toráxica e do AVC, implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Elas são pioneiras no país e serviram de base ao Ministério da Saúde para regulamentar uma portaria estabelecendo normas de procedimentos na atenção a AVC e infarto.

O que motivou a SMS a investir na estruturação desse sistema mais eficiente de assistência foram dois fatos relevantes. O primeiro é que infarto e AVC são as doenças que mais matam no mundo, atingindo uma em cada seis pessoas, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Elas causam mais óbitos que traumas, câncer e problemas respiratórios.

O outro fato motivador é que os acidentes neuro e cardiovasculares são doenças tempo-dependentes – ou seja, quanto mais demora o atendimento, menor são as chances de o paciente sobreviver ou de se recuperar sem ficar com sequelas. O tempo ideal para o tratamento do infarto é de até 3 horas a partir do início dos sintomas, e no caso de AVC, de até 4 horas e meia.

Treinamento - Para implantação do novo sistema de socorro, todos os serviços de urgência e emergência 24 horas do SUS em Porto Alegre foram treinados para reconhecer de imediato os sintomas de infarto ou AVC, iniciar os procedimentos de salvamento e acionar o Samu o mais rápido possível.

Nessa situação, cabe ao Samu transferir o paciente para um dos locais dotados de equipamentos e profissionais para esse tipo de atendimento. Para infarto, os indicados são Hospital de Clínicas, Instituto de Cardiologia, Santa Casa e Hospital São Lucas da PUCRS. Para AVC, são referenciados Hospital de Clínicas, Hospital São Lucas, Hospital Conceição e ainda a Santa Casa e o Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Todas as ambulâncias do SAMU são equipadas para que a interpretação do exame e o diagnóstico de infarto sejam feitos antes da chegada do paciente ao hospital. Ao dar entrada, tanto a pessoa com suspeita de infarto como de AVC é conduzida imediatamente para o setor de hemodinâmica (onde é realizado o cateterismo cardíaco para abertura do vaso obstruído) ou para a unidade vascular (para avaliação e tratamento do AVC), sem passar por atendimento no setor de emergência.

Saiba mais:

• O infarto é definido como lesão do músculo cardíaco causada por interrupção do fornecimento de oxigênio e nutrientes devido à obstrução das artérias coronárias (que nutrem o coração).

• O AVC é definido como lesão do tecido cerebral ocasionada por interrupção do fornecimento de oxigênio e nutrientes devido à obstrução ou ruptura de vasos do cérebro. Quando ocorre obstrução, é chamado de AVC isquêmico e, quando há ruptura e sangramento, de AVC hemorrágico. O que define o diagnóstico entre AVC isquêmico e hemorrágico é o exame de imagem – normalmente, uma tomografia computadorizada.

• Tanto o AVC quanto o infarto podem ser evitados em 90% dos casos, com hábitos saudáveis (como a prática regular de exercícios físicos, boa alimentação, baixo consumo de álcool e não fumar) e com o controle de doenças crônicas, como diabete e pressão arterial elevada.

• Saber reconhecer os indícios de um acidente neurovascular é importante para que o paciente receba atendimento imediato. No caso de infarto, os principais sintomas são dor no peito (geralmente em aperto ou sensação de rasgar), dormência nos braços e falta de ar. No caso de AVC, os sintomas são boca torta, dificuldade de fala, perda de força e dor de cabeça súbita.  


Autor: Rui Felten
Fonte: Portal PMPA - Saúde
Autor da Foto: Pedro Guilhon - PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581