.
 
 
Uso de contraste em exames de imagem exige avaliação psicológica de pacientes
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/08/2013

Uso de contraste em exames de imagem exige avaliação psicológica de pacientes

Não são raros os casos de pacientes que apresentam pressão baixa e até desmaios antes de ser submetido a injeção do contraste

O estado emocional do paciente passou a ser um aspecto fundamental na avaliação do médico, antes de encaminhar um exame de imagem usando a injeção de contraste. O cenário exige uma atenção dupla do médico no processo chamado de triagem, observando toda e qualquer situação de alergia aos fármacos, bem como analisando as características psicológicas. A boa triagem não vai dar 100% de garantia de que não haverá qualquer imprevisto, mas a gravidade de qualquer ação vai diminuir muito.

- O paciente que está nervoso ou ansioso apresenta uma reação do organismo que pode ser com a contração da drenal ou com pressão baixa. Pode ocorrer ainda desmaio e alteração de estado mental. Temos que ficar atentos porque acontece frequentemente, antes mesmo de se injetar o contraste. Se o paciente está nervoso e é feita a injeção com ele tendo esses sintomas pode até se misturar com a reação alérgica - afirmou o médico radiologista do Hospital Mãe de Deus, Hospital Santa Casa e da Clínica Serpal, Rodrigo Bello.

Na entrevista o paciente pode informar todo tipo de alergia. Frutos do mar, camarão e siri são substâncias, por exemplo, que tem muito Iodo. Toda equipe de enfermagem deve ficar muito atenta ao paciente, bem como os técnicos de radiologia.

- O pronto tratamento, por exemplo, com adrenalina, já trata a reação e abreviar uma reação mais grave. Se o paciente tem uma reação moderada teremos a possibilidade de fazer o tratamento na hora porque mantemos o acesso venoso. Não se deve tirar, nem depois, porque se for preciso o tratamento é feito diretamente na veia - completa o médico.

As reações tardias praticamente inexistem, segundo o médico. Alguns sintomas possíveis, apesar de não serem comuns, são diarreia ou constipação e coceiras na pele.

O médico palestrou sobre o assunto no Simpósio de Enfermagem em Radiologia, realizado durante a Jornada Gaúcha de Radiologia entre os dias 29 e 30 de junho, em Porto Alegre.

Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581