.
 
 
Encontro debate emergências cardíacas e traumáticas na Capital
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


01/11/2013

Encontro debate emergências cardíacas e traumáticas na Capital

Programa Coração no Ritmo Certo proporciona capacitação para a população

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre em parceria com o Centro Universitário Metodista, do IPA, e com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul realiza o 1° Encontro de Enfermagem em Emergência. O evento que tem por tema a “Enfermagem em emergências cardíacas e traumáticas: um olhar para Porto Alegre” estará debatendo as principais ações e a situação desses serviços na Capital. O encontro conta com palestras e oficinas e teve início na última quinta-feira, 31, às 19h30, com a conferência Avaliação da situação e tendências dos serviços de emergência de Porto Alegre, ministrada pela coordenadora municipal de Urgências do município, Fátima Ali, no auditório Oscar Machado, Unidade Central IPA, rua Joaquim Pedro Salgado, 80.

O encontro, que encerra nesta sexta-feira, 1º de novembro, contará ainda com palestras de profissionais que atuam nas emergências dos principais hospitais da Capital, entre eles, de Pronto Socorro, das Clínicas de Porto Alegre e Mãe de Deus. Na sexta-feira, às 11h, também será apresentado, pela assessora técnica da Coordenadoria Municipal de Urgências, Miria Patines, o projeto “Coração no ritmo certo”. Lançado em setembro último com a primeira capacitação demonstrativa no hotel Plaza São Rafael para voluntários, entre os quais, o prefeito José Fortunati, o projeto pretende assegurar o acesso público à desfibrilação e o treinamento da população e instituições públicas e privadas com o intuito de reduzir o número de óbitos entre as vítimas de paradas cardíacas que acontecem fora do ambiente hospitalar, uma vez que apenas 30% delas recebem Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Cada minuto sem receber socorro adequado equivale a menos 10% de chance de sobrevivência.

A ação também inclui capacitações realizadas em locais e ambientes que envolvem grande circulação ou concentração de pessoas. Instituições públicas e privadas estão sendo contatadas visando à adesão ao projeto, por meio da aquisição do Desfibrilador Externo Automático (DEA), da sua disponibilização pública e da capacitação de seus funcionários para atuarem no suporte básico de vida até a chegada do serviço de saúde avançado. O objetivo é construir o conceito e tornar Porto Alegre uma cidade cardio protegida.


Autor: Ana Lúcia Fumegalli
Fonte: Portal PMPA
Autor da Foto: Gabriel Severo - Divulgação PMPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581