.
 
 
Entendendo a Doença do Wolverine
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


26/11/2013

Entendendo a Doença do Wolverine

Carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele e está diretamente relacionado à exposição solar

Na última semana fomos surpreendidos com a notícia de que o ator australiano Hugh Jackman, famoso por interpretar o super- herói Wolverine nas telas de cinema, apresenta um câncer de pele do tipo basocelular no dorso do nariz, causando preocupação por parte de seus fãs e uma corrida à internet para saber a respeito da doença.

O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele e está diretamente relacionado à exposição solar. A face é um dos locais mais comuns de aparecimento. Raramente se espalha pelo corpo (metástases), mas cresce localmente, invadindo as estruturas adjacentes, podendo causar importante dano funcional e estético.

A cirurgia é o principal tratamento, mas outras alternativas como terapia fotodinâmica, criocirurgia, curetagem e uso de produtos tópicos podem ser utilizados. Tudo depende da avaliação clínica e anatomopatológica da lesão.

No caso do ator, salienta-se um fator comum à vários pacientes : muitos sabem da existência de uma ferida ou “algo estranho “ na pele e negligenciam, retardando o diagnóstico. “Recebo muitos pacientes que vieram à consulta por insistência de familiares. Até mesmo de profissionais como massagistas, cabeleireiros e pedicures que, no desempenho de suas funções, desconfiaram de alguma lesão e alertaram o paciente”.

É comum do ser humano deixar de lado algo de que desconfia por medo de um diagnóstico negativo. No Brasil e principalmente no RS, a incidência do câncer de pele é alta. A maioria deles poderia ter seu diagnóstico e tratamentos precoces se houvesse mais preocupação por parte da população. “Cuidados com o sol, uso de filtro de proteção solar adequadamente e a consulta ao dermatologista são pontos cruciais quando o assunto é câncer de pele”.

Novembro é o mês voltado para prevenção do câncer de pele, com inúmeras campanhas pelo País. O mais sensato nesta época do ano é procurar um dermatologista e avaliar a pele para ter um início de verão tranquilo e saudável.

Dr. Ronaldo Oliveira é cirurgião e coordenador do núcleo de cirurgia de pele do Centro de Dermatologia Integrada Mãe de Deus.


Autor: Tiago Ritter
Fonte: Moglia

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581