.
 
 
Porto Alegre é reconhecida como cidade resiliente
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


12/12/2013

Porto Alegre é reconhecida como cidade resiliente

Capital gaúcha está entre as 100 cidades do mundo melhor preparadas para voltar à normalidade após ocorrência de algum desastre natural e melhor equipadas para superação de tragédias coletivas

Porto Alegre foi reconhecida como cidade resiliente pela Fundação Rockefeller, dos Estados Unidos. Isso coloca a capital gaúcha entre as 100 cidades do mundo que estão melhor preparadas para voltar à normalidade após a ocorrência de algum desastre natural e melhor equipadas para a superação de tragédias coletivas. “Vamos trabalhar para que milhares de cidade no mundo adotem Porto Alegre como modelo de cidade resiliente”, disse Michael Berkowitz, diretor do projeto. Ele acredita que acredita que Porto Alegre possui grande potencial para se tornar cidade resiliente modelo.

A Fundação Rockefeller programa o investimento de US$ 100 milhões ao longo dos próximos três anos no desenvolvimento de resiliência urbana nas 100 cidades escolhidas pelo mundo. A oficialização da seleção de Porto Alegre foi feita nesta quinta-feira, 12, em reunião do prefeito José Fortunati com o diretor do projeto e a vice-presidente de relacionamento da instituição, Bryna Lipper.

No Brasil, apenas Porto Alegre e o Rio de Janeiro foram selecionadas para participar do Desafio Centenário das 100 Cidades Resilientes. Conforme o prefeito, com o apoio da Fundação Rockefeller, Porto Alegre pretende desenvolver um plano de resiliência que seja modelo para outras cidades do país. “Queremos que seja feita uma construção coletiva que realmente possa ajudar a nossa cidade e contribua para melhorar a qualidade de vida da população”.

O plano se concretizará por meio de ação integrada entre organizações da sociedade civil, universidade e lideranças comunitárias para capacitar moradores. O projeto envolveu o Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), a Secretaria de Governança Local e a Defesa Civil, a ONG Ciupoa (Centro de Inteligência de Porto Alegre), e o geógrafo e professor da Ufsc e Ufrgs, Masato Kobiyama.

Após a audiência com o prefeito a delegação da Fundação reuniu-se com as equipes técnicas que coordenaram o projeto no Centro Integrado de Comando (Ceic).

Defesa da candidatura:

Na defesa da própria candidatura, Porto Alegre destacou quatro iniciativas: o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), o Observatório da Cidade de Porto Alegre (ObservaPoa), o Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (Liau) e o Centro Integrado de Comando (Ceic).

- O Pisa pretende ampliar o índice de tratamento de esgotos da Capital de 27% para 77%, retomando a balneabilidade do Lago Guaíba e atuando no reassentamento de comunidades em áreas de risco.

- O ObservaPoa oferece informações georreferenciadas sobre a cidade, consistindo em ferramenta fundamental para toda ação junto à mesma.

- O Liau está associado à Política de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino, que procura nova forma de olhar para a cidade no processo de aprendizagem, produzindo saberes a partir do local e dos moradores do bairro no qual a escola está inserida.

- Inaugurado em 2012, o Ceic é um espaço de videomonitoramento 24 horas, que conta com diferentes serviços relacionados à segurança, defesa civil, trânsito, clima e tempo. A cidade tem hoje 75 áreas de risco, sendo 45 delas consideradas de extremo risco.

O que é uma cidade resiliente:

- É um local onde os desastres são minimizados porque a população vive em residências e comunidades com serviços e infraestrutura organizados e que obedecem a padrões de segurança e códigos de construção; sem ocupações irregulares construídas em planícies de inundação ou em encostas íngremes por falta de outras terras disponíveis.

- Possui um governo local competente, inclusivo e transparente que se preocupa com urbanização sustentável e investe recursos necessários ao desenvolvimento de capacidades para gestão e organização municipal antes, durante e após um evento adverso ou ameaça natural.

- É onde as autoridades locais e a população compreendem os riscos que enfrentam e desenvolvem processos de informação local e compartilhada com base nos danos por desastres, ameaças e riscos, inclusive sobre quem está exposto e quem é vulnerável.

- É onde existe o empoderamento dos cidadãos para participação, decisão e planejamento de sua cidade em conjunto com as autoridades locais; e onde existe a valorização do conhecimento local e indígena, suas capacidades e recursos.

- Preocupa-se em antecipar e mitigar impactos dos desastres, incorporando tecnologias de monitoramento, alerta e alarme para a proteção da infraestrutura, dos bens comunitários e individuais – incluindo suas residências e bens materiais –, do patrimônio cultural e ambiental, e do capital econômico. Está também apta a minimizar danos físicos e sociais decorrentes de eventos climáticos extremos, terremotos e outras ameaças naturais ou induzidas pela ação humana.

- É capaz de responder, implantar estratégias imediatas de reconstrução e reestabelecer rapidamente os serviços básicos para retomar suas atividades sociais, institucionais e econômicas após um evento adverso.
Compreende que grande parte dos itens anteriores são também pontos centrais para a construção da resiliência às mudanças ambientais, incluindo as mudanças climáticas, além de reduzir as emissões dos gases que provocam o efeito estufa.

Fundação Rockefeller - é uma fundação criada em 1913, nos Estados Unidos da América, que define sua missão como sendo a de promover, no exterior, o estímulo à saúde pública, o ensino, a pesquisa e a filantropia. É caracterizada como associação beneficente e não-governamental, que utiliza recursos próprios para realizar suas ações em vários países do mundo, principalmente os subdesenvolvidos.


Autor: Bibiana Barros
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581