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Nova Ouvidoria da Saúde qualifica serviços ao cidadão
 
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27/12/2013

Nova Ouvidoria da Saúde qualifica serviços ao cidadão

Espaço centraliza todas as ocorrências relacionadas à Secretaria

O prefeito José Fortunati, e o secretário municipal da Saúde, Carlos Henrique Casartelli, inauguraram na última quinta-feira, 26, a nova Ouvidoria da Saúde (avenida João Pessoa, 325 - térreo). O novo espaço vai centralizar todas as ocorrências registradas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dando agilidade no atendimento e qualificando a resposta aos cidadãos.

“A nova ouvidoria vai dar mais transparência e clareza aos processos além de nos auxiliar a detectar onde precisamos investir mais ou melhorar as rotinas. Se Porto Alegre já é referência no Brasil em saúde pública, esse serviço deve qualificar ainda mais nosso atendimento. Hoje somos a quinta cidade com melhor avaliação no IDSUS, o Índice de Desempenho do SUS, um indicador do Ministério da Saúde que analisa a qualidade dos serviços prestados. Além disso, nos últimos anos, reduzimos as filas de esperas para consultas da grande maioria das especialidades e ainda aumentamos o número de leitos”, afirmou Fortunati.

O secretário da Saúde explicou que a ouvidoria é uma ferramenta de gestão. “Esse setor funciona como um termômetro. Reunindo os dados das ocorrências registradas nós conseguimos fazer um diagnóstico dos serviços que estão bem e daqueles que precisamos melhorar, qualificar. Por exemplo, tínhamos uma fila de espera de 18 meses para as consultas da oftalmologia pediátrica. Hoje o tempo de espera é de três meses. Ainda é muito, mas foi graças à ouvidoria que detectamos o problema e melhoramos o serviço”, disse Casartelli.

A coordenadora da Ouvidoria da Saúde, Carmen Jasper, explicou que existem quatro canais de atendimento, que agora ficarão concentrados no mesmo espaço: presencial, por telefone, pela internet e por carta. “Queremos reduzir o tempo de solução dos problemas e qualificar as respostas. É por meio desse setor que a Secretaria Municipal da Saúde se comunica com os seus usuários, então precisávamos investir nessa área, dando mais conforto e tornando o serviço mais eficiente. Quando o cidadão chega aqui ele nos traz uma demanda que exige uma resposta rápida e adequada. Esses registros vão para triagem e tipificação e devem ter uma solução que pode ser de 5 dias a um mês, dependendo do tipo de ocorrência”, concluiu Carmen Jasper.

A ouvidoria - Localizada no andar térreo junto à entrada principal da Secretaria Municipal da Saúde, a nova Ouvidoria contempla a questão da acessibilidade e disponibiliza uma área bem mais ampla para recebimento do público.

Em 2013, foram registradas cerca de 13 mil demandas, encaminhadas por telefone, internet, cartas ou diretamente com as equipes da Ouvidoria. Segundo Carmen Jasper, a expectativa é que a procura aumente com a divulgação das novas instalações.

Como registrar uma ocorrência – Existem quatro formas de buscar informações, informar problemas ou fazer sugestões à SMS.

Atendimento presencial:
Avenida João Pessoa, 325, térreo.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Telefone:
Fala Porto Alegre – 156
De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 8h às 16h.

Internet:
www.portoalegre.rs.gov.br/sms

Carta:
Ouvidoria da Saúde
Avenida João Pessoa, 325, térreo.
CEP 90040-000.


Autor: Melina Fernandes
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol

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