.
 
 
Saúde começa primeiro levantamento do Aedes aegypti em 2014
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


22/01/2014

Saúde começa primeiro levantamento do Aedes aegypti em 2014

Técnicos devem visitar cerca de 12,5 mil imóveis em 82 bairros da Capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início na última segunda-feira, 20, ao primeiro Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) de 2014 em Porto Alegre. Técnicos da Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde devem visitar cerca de 12,5 mil imóveis em 82 bairros da cidade. A bióloga do controle operacional da dengue, Maria Mercedes Bendati, explica que o LIRAa visa ao mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A metodologia do estudo prevê a amostragem de alguns quarteirões em cada bairro, com visitas aos imóveis para coleta de larvas do mosquito.

A atividade de vigilância e monitoramento do vetor é realizada por 100 agentes de combate a endemias da SMS, com a coordenação técnica do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores da SMS/CGSV. A bióloga esclarece que o novo levantamento deverá atualizar os dados sobre a distribuição espacial e a densidade do mosquito vetor da dengue na cidade, para priorizar ações estratégicas no período de verão, quando existe o maior risco de transmissão da doença.

A realização do LIRAa está prevista para durar seis dias úteis. Caso chova, ocorrerá a prorrogação da atividade. Maria Mercedes alerta que os agentes de combate a endemias estão identificados com uniforme e crachá e, em caso de dúvida, o morador poderá ligar para o telefone 156 – Sistema Fala Porto Alegre, para confirmar a identidade do servidor.

A Capital teve no ano passado 150 casos autóctones de dengue, o que reforça a importância das ações preventivas realizadas ao longo do ano pelas equipes da saúde, assim como de toda a população. Em especial neste período de verão, quando muitos moradores estão em férias e se ausentam de suas residências, é fundamental o cuidado em evitar que fiquem recipientes com acúmulo de água, lixo ou material descartável em pátios e áreas ao ar livre.


Autor: Fábio Paranhos
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Jonathan Heckler

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581