.
 
 
5 de fevereiro: dia de comemorar a mamografia como instrumento que salva vidas
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


05/02/2014

5 de fevereiro: dia de comemorar a mamografia como instrumento que salva vidas

"Dia Nacional da Mamografia" foi criado para conscientizar as mulheres da importância de realizar exames de prevenção

"A cura para o câncer de mama passa pela mamografia". A frase dita pelo vice-presidente de mamografia da Associação Gaúcha de Radiologia, Dakir Duarte, demonstra a seriedade da comemoração do dia 5 de fevereiro. O "Dia Nacional da Mamografia" foi criado para conscientizar as mulheres da importância dos exames de prevenção, pois as chances de cura chegam a 95% quando o diagnóstico ocorre na fase inicial. De acordo com a Confederação Brasileira de Radiologia, são esperados 57 mil novos casos da doença no país em 2014.

- O câncer de mama é curável quando tratado adequadamente em estágio precoce. Por isso, a importância da mamografia reside no fato de ser o único método exeqüível para detecção precoce do câncer de mama - destaca Dakir Duarte.

O especialista ressalta que a mamografia não causa dor nas pacientes, mas produz um pequeno desconforto que dura o tempo de exposição, ou seja, de 2 a 3 segundos. Em pacientes assintomática, sem lesão palpável, com ou sem história familiar, a mamografia preventiva deve ser anual.

- Toda a mulher acima dos 40 anos deve visitar o ginecologista anualmente para se submeter a exame ginecológico, o exame de prevenção do câncer de colo uterino, além da avaliação clínica das mamas. O exame clínico é indispensável, pois existem áreas não alcançadas pela mamografia - lembra.

A taxa de crescimento do câncer de mama cresce anualmente no mundo ocidental, tendo maior taxa de crescimento nos países desenvolvidos. A doença pode evoluir muito rápido. Por isso, é imprescindível realizar mamografias anualmente. É imprevisível o potencial de avanço da doença e é indispensável que o diagnostico precoce aconteça, para que as possibilidades de cura aumentem.

Sobre a Associação Gaúcha de Radiologia

A Associação Gaúcha de Radiologia, filiada ao Colégio Brasileiro de Radiologia, é uma entidade científica que congrega médicos radiologistas do Rio Grande do Sul, que utilizam radiações ionizantes ou outras formas de energia, para fins de diagnóstico e tratamento. Seu objetivo principal é promover, aprovar e incentivar o aperfeiçoamento dos médicos radiologistas, nos campos científico, ético e social. A Associação Gaúcha de Radiologia é a representante maior no Estado do Rio Grande do Sul, dos médicos que trabalham com métodos de imagem. Sua área de abrangência engloba radiodiagnóstico, radioterapia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética, densitometria, mamografia e radiologia vascular e intervencionista.


Autor: Mariana da Rosa
Fonte: Play Press
Autor da Foto: Marcelo Matusiak

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581