.
 
 
Estado apresenta ações para os municípios atingidos por enchentes
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


14/07/2014

Estado apresenta ações para os municípios atingidos por enchentes

Anúncio foi feito pela secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes

Um total de R$ 5,285 milhões já foram pagos a 127 municípios gaúchos que declararam situação de emergência em virtude das enchentes, para custeio e investimentos, com verba da Política de Incentivo Estadual de Saúde (PIES). O anúncio foi feito pela secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, em reunião da última sexta-feira (11) da Secretaria de Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, e outros órgãos de Governo, e os prefeitos das cidades em questão, no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Há no momento 124 cidades em situação de emergência e duas em situação de calamidade pública – Iraí e Barra da Guarita.

A mobilização das Coordenadorias Regionais de Saúde e a atuação do Comitê de Operações Emergenciais, foram citadas por Sandra Fagundes, na ocasião, para o enfrentamento do problema. "O comitê possui três frentes de trabalho (duas equipes na região noroeste, para Assistência Farmacêutica e Atenção Básica, e uma equipe para os estabelecimentos de saúde afetados). Foram distribuídos Kits de medicamentos, vacinas e hipoclorito de sódio, para obtenção de água potável. A ação do comitê contempla planilha de acompanhamento, com números da situação encontrada nas regiões, além de encaminhamento necessário e setor responsável pelas ações", disse a secretária.

Outras providências também disponibilizadas aos municípios são orientações, no site da Secretaria Estadual da Saúde, do Plano de contigência da Saúde para desastres, composto das Cartilhas - Saiba como agir em casos de enchentes (Ministério da Saúde) e Abrigos (MS). Também estão on-line o Guia Leptospirose - Diagnóstico e Manejo Clínico (MS) e Orientações para atuação da vigilância em saúde na ocorrência de inundações e a Nota técnica - Indicação da utilização de vacinas e quimioprofilaxia para leptospirose e outras patologias infecto-contagiosas em situações de calamidade. A webpalestra realizada ontem pelo Telessaúde, com o apoio da SES, tratou de Atenção psicossocial em situação de desastres naturais.

As medidas de governo para atacar o problema envolvem atendimento emergencial e restauração de serviços essenciais, atendimento ao cidadão, apoio aos municípios, empreendedores e agricultores, e ações de reconstrução. Os prefeitos foram instruídos em relação ao preenchimento dos formulários que irão subsidiar o documento para solicitação de recursos de Brasília.


Autor: Denise Gewehr
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581