.
 
 
Fórum debate nesta semana a vacinação contra a gripe no Estado
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


15/04/2015

Fórum debate nesta semana a vacinação contra a gripe no Estado

3,5 milhões de gaúchos fazem parte dos grupos prioritários

O funcionamento da Campanha de Vacinação contra a Gripe deste ano – que no Estado começa no próximo dia 27 – será tema de fórum em Porto Alegre nesta quinta-feira (16). O encontro promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), acontece no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, e é voltado a profissionais de saúde das vigilâncias e atenção básica dos municípios assim como da rede hospitalar.

No RS, a campanha começará uma semana mais cedo do que nos demais estados. Nesta edição, não haverá novidades em comparação ao ano passado quanto aos grupos prioritários para os quais a vacina é destinada: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário. Ao todo, são mais de 3,5 milhões de pessoas nesses grupos, escolhidos levando em conta quem possui mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. As doses protegem contra os três tipos mais comuns de vírus Influenza (A H1N1, A H3N2 e B).

No encontro desta semana na Capital, a programação será voltada para a vigilância e vacinação da Influenza. Além de uma explanação sobre os aspectos técnicos da campanha, serão apresentados os panoramas da Influenza nos cenários mundial, nacional e estadual, assim como detalhes do diagnóstico laboratorial da doença.

Vacinação contra o HPV

A pauta do fórum sobre a gripe será durante a tarde, das 14 às 17 horas. Durante a manhã (das 8h30 às 12h30), o assunto será a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Para este ano, o público-alvo são meninas de 9, 10 e 11 anos, que no Rio Grande do Sul somam mais de 240 mil pessoas. A meta é de vacinar 80% delas, o que representa aproximadamente 190 mil meninas. A estratégia foi iniciada em março, sem ter período definido de execução, já que acontecerá durante ao longo do ano, com a segunda dose a ser aplicada 6 meses após a primeira.

No fórum, será apresentada a experiência de vacinação do HPV no Estado desde o último ano, quando a estratégia foi implementada no SUS, assim como um painel com o olhar da educação neste processo, relatos de investigações de eventos adversos, panorama da vacinação mundial e um espaço para perguntas.


Autor: Redação
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde
Autor da Foto: Camila Domingues

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581