
Para reforçar o aporte técnico das Nações Unidas em ações de prevenção e enfrentamento à Aids em Porto Alegre, foi realizada reunião na quinta-feira, 7, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A capital gaúcha é prioridade para a América Latina e foco do trabalho de conscientização e prevenção à epidemia, de acordo com a diretora do Programa das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Georgiana Braga-Orillard. “O Brasil tem tecnologia, ações de saúde e acesso a medicamentos. Acreditamos que a linha prioritária de atuação, neste momento, é combater a discriminação, e as ações de Porto Alegre têm sido muito positivas”, avalia Georgiana.
O secretário Fernando Ritter destacou a necessidade da organização em rede entre os municípios, especialmente da Região Metropolitana, para que se garantam resultados. “Os demais municípios precisam estar presentes no processo, para somarmos forças”, afirmou. Como exemplos do trabalho preventivo realizado com jovens na Capital, Ritter salientou o Galera Curtição e o Fique Sabendo Jovem. O coordenador da área técnica de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids, Gerson Winkler, falou da necessidade de aproximar as políticas de saúde aos atores ligados ao movimento social. “O tema perdeu a visibilidade para as populações de lésbicas, gays, bissexuais e travestis, por exemplo”, disse.
Declaração de Paris – Durante o encontro, a capital gaúcha foi convidada a assinar a Declaração de Paris 2014, na qual os prefeitos concordam em acelerar as ações para o fim da Aids em suas cidades, por meio de um conjunto de compromissos. As ações incluem alcançar as metas 90-90-90 do Unaids, que almejam que 90% das pessoas vivendo com HIV/Aids conheçam o diagnóstico; que 90% das pessoas que sabem da soropositividade recebam tratamento antirretroviral; e que 90% das pessoas em tratamento tenham a carga viral suprimida, mantendo-se saudáveis e reduzindo o risco de transmissão do HIV. Porto Alegre deverá assinar o compromisso em dezembro, unindo-se a cidades brasileiras como Salvador, Rio de Janeiro e Curitiba.
Também participaram da reunião a associada do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Andrea Ribeiro Bosi, e a integrante da área técnica de DST/Aids da SMS, Simone Ávila, que coordena o Galera Curtição e o Fique Sabendo Jovem, iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com a SMS.