.
 
 
Ações do Outubro Rosa animam tarde das mulheres no Tesourinha
 
Sa�de RS
 
     
   

Tamanho da fonte:


16/10/2015

Ações do Outubro Rosa animam tarde das mulheres no Tesourinha

Desalojadas pelas cheias, moradoras das Ilhas receberam atenção da Saúde

Incentivar os exames preventivos para o câncer de mama, aumentar a autoestima das mulheres desalojadas por causa da cheia no Guaíba e integrar a comunidade, os voluntários e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esses foram alguns dos objetivos alcançados com o "Sereias da Ilha", evento do Outubro Rosa que aconteceu no Ginásio Tesourinha.

No ginásio, que abriga cerca de 200 moradores da Ilha Grande dos Marinheiros, foram montadas oficinas para corte de cabelo, manicure, design de sobrancelha, maquiagem e book fotográfico para mais de 60 mulheres ali alojadas. Além dos cuidados com a beleza, foram feitos autoexames de prevenção ao câncer de mama e encaminhamentos para mamografias nas Unidades de Saúde.

Secretário substituto da SMS, Jorge Cuty reforçou a importância de auxiliar as familías desalojadas, em especial as mulheres, "Esse momento maravilhoso ajuda muito a autoestima delas, também por conta do Outubro Rosa. Em uma situação tão sofrida, quando perderam suas casas em função das enchentes nas Ilhas, nós da prefeitura e do governo damos toda a estrutura e o apoio para essas mulheres e suas famílias."

O secretário adjunto do Trabalho, Marcelo Chiodo, que também é cabeleireiro na Capital, contribuiu pessoalmente com os cortes de cabelo para as mulheres presentes. "O sorriso no rosto de cada uma delas quando se olham no espelho, e saber que estamos ajudando de alguma forma, é uma recompensa incalculável", disse o secretário.

A rotina dos agentes de saúde do Instituto Municipal de Estratégia e Saúde da Família (Imesf), que organizou o evento em parceria com a Secretaria de Saúde no Tesourinha, é intensa. Às 7h, as famílias alojadas começam a despertar, tomam o café da manhã servido por voluntários, e recebem, uma a uma, a visita de um agente. É feita uma planilha com os dados do dia de cada família e o relatório é passado para os médicos da US Ilha dos Marinheiros, que estão atendendo no local.

Josiane Pereira da Rosa, moradora da Ilha Grande dos Marinheiros, tem 36 anos e está com os dois filhos, um de dez e um de seis anos, alojada no ginásio. Ela conta que é a primeira vez que tem que sair de casa por causa dos alagamentos. "O atendimento é maravilhoso, porque todas as equipes trabalham juntas e não deixam faltar nada. Única coisa que estava faltando eram as unhas e o cabelo, mas agora as gurias já resolveram isso."

Voluntária no evento e assessora técnica de enfermagem, Silvia Casagrande comentou a importância das oficinas: "O que é fundamental é tentarmos melhorar a autoestima dessas mulheres. A maioria são chefes de família, que estão em uma situação muito difícil ao retornar para suas casas.". Para as mulheres que ficaram na Ilha Grande dos Marinheiros, a SMS está planejando, até o final do ano, realizar um segundo evento, com as mesmas oficinas.

Doações para os desabrigados podem ser entregues nos seguintes locais:

- Ginásio Tesourinha (avenida Érico Veríssimo, s/nº ), das 8h às 22h;

- Gabinete de Defesa Civil (rua Dr. Campos Velho, 426 ), das 8h às 18h.

O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e (51) 3268-9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.


Autor: Redação
Fonte: PMPA
Autor da Foto: Cristine Rochol

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581